Conheça a mais recente atualização do Google que influencia a forma como o conteúdo do seu site aparece posicionado nas páginas de pesquisa.
Em Março de 2023, o Google lançou mais uma importante atualização de algoritmo: o Core Update.
Essas atualizações acontecem frequentemente para otimizar a forma como o buscador identifica, indexa e ranqueia o conteúdo de diversos sites.
A mais recente atualização parece focar justamente no aspecto de conteúdo. Ela pode ser notada inicialmente pela mudança de posição de alguns sites.
Google Core Update 2023: uma atualização que busca organizar listagens
Essa atualização surge para impactar a ordem dos conteúdos que aparecem para o usuário.
Como o próprio Google exemplifica, ela pode ser comparada a atualização de uma listagem de filmes. Imagine que você criou uma lista dos cem melhores filmes em 2021. Alguns anos depois, em 2024, você percebe a necessidade de atualizar essa seleção.
Alguns filmes que não existiam podem entrar na sua lista. Talvez você também reavalie alguns títulos que já estavam nela e decida que eles merecem uma classificação melhor.
O mesmo acontece com os sites dentro da página de busca.
O Google decide que é o momento de rever o posicionamento de algumas páginas antigas, dando oportunidade para que novos conteúdos relevantes apareçam. É uma nova lista, com novos conteúdos melhores, mas que não necessariamente desvalida os conteúdos antigos.
Como otimizar meu conteúdo, então?
Mesmo que seu conteúdo antigo não precise, necessariamente, de correções, você pode levar em consideração algumas dicas para garantir que ele esteja sempre otimizado aos olhos do Google.
- Concentre seus esforços em sempre oferecer o melhor conteúdo possível;
- Sempre realize uma autoavaliação completa de conteúdo;
- Ofereça uma excelente experiência de navegação na página;
- Foque em conteúdos que priorizem as pessoas que leem;
- Evite a criação de conteúdo que priorize somente o mecanismo de busca;
Também vale a pena identificar quais conteúdos sofreram com queda de desempenho nos últimos meses, de forma a entender quais deles merecem uma revisão ou atualização.
Leia mais atualizações como essa no nosso Portal de Conteúdos.