Você está sendo encontrado online? Entenda as principais métricas que ajudam a impulsionar seu negócio local através da internet!
A internet é uma mina de ouro e as pedras preciosas são os dados.
Não é novidade para ninguém que a tecnologia de inteligência de dados permite identificar informações que influenciam diretamente na estratégia de negócio de empresas de todos os tamanhos. Na verdade, essas informações são fatores determinantes para definir os próximos passos dados por elas.
Cerca de 86% das pessoas confiam na Internet para encontrar uma empresa local. Isso não é pouca coisa. Com tamanha movimentação dentro do meio online, é possível traçar padrões de comportamento, entender preferências, verificar pontos de localização, entre outros dados. Informações preciosas sobre os seus consumidores.
Você tem usado essas informações a favor do seu negócio local?
Neste artigo reunimos seis métricas que todo dono de negócio local deve considerar em sua estratégia. Elas trazem resultados tanto no meio digital, quanto no meio físico. Uma combinação perfeita de sucesso.
1 – Principais rotas e visitas ao seu estabelecimento
Quanto mais tempo passamos na internet, mais nos tornamos dependentes das suas funcionalidades. Já parou pra pensar em quantas vezes o Google Maps te salvou na busca por uma loja ou estabelecimento? Parece até estranho considerar uma rotina sem as integrações de mapas online, rotas de trânsito e atualizações em tempo real, não é?
Dados de localização servem como norteadores na hora de entender onde o seu cliente mora, quanto tempo ele gasta para chegar ao seu estabelecimento e quanto tempo ele investe com você.
As rotas ajudam a construir um mapa de calor com maiores fluxos direcionados a sua empresa. (Reprodução: Google)
Mas como isso pode ser útil?
Um relatório de usuários em determinada região permite entender a origem desses clientes e, posteriormente, realizar o planejamento de aplicação das melhores estratégias de expansão e divulgação da sua marca.
Pensa comigo: Será que é inteligente abrir uma franquia em um bairro afastado, apenas por conveniência, se você entende que aquela localização não atrai o seu perfil de cliente ideal?
Dados de localização permitem investimentos estrategicamente pensados para alcançar seu público de forma otimizada, no lugar certo.
2 – Número de acessos ao seu site
Entender o tráfego no seu site é tão importante quanto entender o número de visitantes em seu estabelecimento físico.
Isso porque essa métrica ajuda a compreender a melhor maneira de incrementar estratégias de rankeamento online, além de identificar melhorias na formatação de sua página como um todo.
Um site, assim como uma loja física, necessita de uma estrutura planejada de forma a fornecer um ambiente agradável para quem o acessa. Isso significa trabalhar com responsividade, velocidade de carregamento, boa arquitetura, conteúdo e interatividade nas informações disponibilizadas.
Para negócios locais, é ainda mais importante. Muitos potenciais clientes buscam informações na página da empresa antes de frequentar o local físico. Os exemplos mais clássicos são os restaurantes e hotéis, os quais costumam apresentar cardápios, imagens de quartos e instalações como um todo para adiantar a experiência do cliente.
O seu site tem poucos acessos? Significa que é hora de verificar possíveis diagnósticos e contornar esse problema.
3 – Quantidade de pesquisas na internet
Quantos clientes estão encontrando a sua empresa pela internet?
Mesmo que o seu site seja um bom indicador dessa métrica, existem inúmeras outras plataformas que expandem a sua encontrabilidade e atraem a atenção dos consumidores em diferentes contextos. Entre elas, podemos citar páginas de avaliações, guias online e buscadores online.
Em geral, as métricas de quantidade de pesquisa utilizam como base os principais mecanismos de busca, especialmente o Google que hoje domina 90% desse mercado. Além disso, vale ressaltar que essas pesquisas online podem assumir variados objetivos, os quais nos ajudam a verificar o grau de proximidade do usuário com a marca. Elas são:
- Pesquisa direta: ocorre quando um cliente pesquisa diretamente pelo nome ou endereço da sua empresa. Ela revela potenciais clientes que já são familiarizados com seu produto ou serviço, mesmo que ainda não tenham experimentado.
- Pesquisa de descoberta: ocorre quando um cliente pesquisa por uma categoria, um produto ou um serviço que você oferece e sua empresa aparece na lista. Para se apresentar como uma dessas soluções, deve-se considerar as otimizações para motores de busca, visando autoridade e reconhecimento.
- Pesquisa de marca: ocorre quando um cliente pesquisa a sua marca ou uma marca relacionada à sua empresa.
Você trabalha com alguma marca em específico? Seu cliente pode te encontrar ao procurar por ela. (Reprodução: Google)
Não é nenhum segredo que quanto maior o volume de pesquisas, maior é a atenção que sua marca recebe digitalmente. Contudo, é importante compreender que essa métrica está interligada diretamente a sua presença online e na quantidade de plataformas digitais que você escolhe estar inserido. Quanto mais canais digitais você estiver presente, maior será a chance de ser encontrado. Uma expansão dessa presença significa mais pesquisas, mais pesquisas significam mais potenciais clientes interessados no que você oferece.
4 – Termos de pesquisa
Você já ouviu falar sobre palavra-chave?
Elas representam os termos utilizados pelos usuários quando estes procuram pelo seu negócio na internet. O processo de investigação desses termos é extremamente importante para empresas que desejam ser encontradas com mais facilidade.
Ser encontrado não é fácil. Especialmente quando se pertence a um nicho muito grande. O primeiro passo para se destacar dentro de uma área, é entender exatamente o que seu cliente está procurando na internet.
Dessa forma, é possível utilizar essas “palavras-chaves” em estratégias para que os mecanismos de busca lhe transformem na melhor opção de pesquisa na sua região.
Seja a primeira opção quando os seus clientes buscarem por determinadas palavras-chave. (Reprodução: Google)
5 – Visualização de conteúdos
Hoje em dia não basta apenas oferecer boas ofertas de produtos e serviços. É preciso alimentar os usuários com conteúdo de relevância, que o ajude a identificar valor no que você vende.
Para quem investe em criação de conteúdo, seja para as redes sociais ou demais plataformas digitais, a mensuração de visualizações e interações é essencial para compreender se essa estratégia digital tem alcançado os resultados esperados.
Muito mais que contar curtidas em uma postagem, a métrica verifica a maneira como esses usuários têm reagido às suas ações de marketing, além de mapear menções realizadas, sejam elas positivas ou negativas.
6 – LIGAÇÕES PARA A SUA EMPRESA (conquistadas pela internet)
Chatbots vieram para simplificar a interação entre empresa e cliente, resolvendo suas principais dúvidas e pendências com respostas rápidas e padronizadas. Entretanto, ainda há uma grande parcela da população consumidora que prefere utilizar a boa e tradicional ligação como uma forma de realizar esse contato.
Quando o telefone é disponibilizado na internet, o alcance é ainda maior, já que boa parte dos consumidores recorre a essa ferramenta de busca na hora de identificar informações de contato. Além disso, verificar que esses clientes se originaram na internet permite entender qual o tamanho da sua encontrabilidade.
É possível metrificar o volume e a qualidade do atendimento telefônico através de registros de chamadas, gravações de ligações, visualização de horários de pico, entre outros. O principal meio são os softwares de call tracking, cada vez mais integrados com funcionalidades que facilitam esse serviço.
É um exemplo claro da integração da mídia online com a mídia offline.
Como metrificar tudo isso, afinal?
Cada uma dessas métricas podem ser traçadas por meio de diferentes softwares especializados em cada variável. É um processo mais lento, não-centralizado e que exige um maior esforço de controle de tantos dados e relatórios diferentes.
Para simplificar esse processo, a solução é priorizar plataformas que integrem todas, ou boa parte, desses relatórios em apenas um lugar. É o caso da plataforma HubLocal, por exemplo, que monitora todas as visitas e ligações para o seu estabelecimento, mostrando como os seus clientes encontraram sua empresa e o que eles fizeram quando a viram nas pesquisas.
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