O mundo está conectado
A internet alcança todas as gerações.
O fácil acesso à tecnologia permite que pessoas, que vivenciaram diferentes décadas, se tornem conectadas sem muito esforço.
A internet nunca foi somente um ambiente para comunicação ou entretenimento. Os primeiros computadores tentavam resolver problemas, utilizando uma quantidade absurda de dados que o cérebro humano, sozinho, não conseguia processar.
Hoje, os dados são armazenados com ainda mais facilidade. Eles revelam como bilhões de pessoas se comportam pelo mundo inteiro, analisando suas pesquisas, dúvidas e problemas a serem resolvidos.
Dentre a gama de dados de interesse, vamos falar dos dados de localização?
O que são dados de localização?
Os dados de localização englobam todo dado coletado a partir do comportamento de deslocamento de um usuário. Esteja ele utilizando um aparelho celular ou qualquer outro dispositivo ligado a uma rede de internet, GPS ou radiofrequência.
A chamada geolocalização é justamente o sistema que utiliza o poder dos dados de localização. Quando conectado a um sistema geolocalizador, é possível entender o posicionamento exato de uma pessoa, assim como o caminho que ela percorre durante o dia.
Leia mais: O que é geolocalização e como utilizá-la a favor do seu negócio?
Os dados são úteis para empresas de tecnologia engajarem usuários que utilizam seus apps, por exemplo.
É o que acontece quando você recebe uma sugestão automática do Google para avaliar uma loja depois de tê-la visitado.
Mas será que apenas grandes corporações de tecnologia têm acesso a essas informações? Já imaginou o quão útil essas informações seriam para negócios de todos os tamanhos?
Como os dados de localização impactam os negócios?
Com acesso aos dados de localização associados a sua empresa, os donos de negócio conseguem acompanhar dois conjuntos de métricas importantes.
Métricas de localização
Já se perguntou onde os seus clientes moram?
Essa informação ajuda a perceber se sua loja, por exemplo, está localizada em um bairro com alto fluxo de pessoas interessadas no seu produto ou serviço.
Da mesma forma, acompanhando as rotas utilizadas por esse cliente, também é possível definir a distância e o tempo que uma pessoa gasta para chegar até você.
Dados como endereço, rotas preferíveis e meios de transporte utilizados também podem contribuir para melhorar a estratégia.
Métricas de comportamento
O comportamento revela muito sobre o hábito de compra de uma pessoa.
Entendendo os locais que o seu cliente frequenta, você pode ter uma ideia das suas principais preferências comerciais.
Da mesma forma, o tempo gasto por esse usuário na sua loja também mostra pontos de reforço ou melhoria. Se ele despende apenas alguns minutos, há uma chance de melhorar sua abordagem comercial de forma a mantê-lo por mais tempo.
Como ter acesso a esses dados de localização, afinal?
Os dados pertencentes a cada pessoa são exclusivos e intransferíveis, mas é possível realizar uma análise conjunta para entender, em um panorama geral, como as pessoas se comportam para chegar, comprar e sair da sua loja.
A HubLocal é uma plataforma que insere seu negócio em mais de cinquenta plataformas online, coletando dados de localização de toda a internet e ajudando você a compreender como o seu cliente se comporta diante da sua empresa.