Avaliações no Google são um dos fatores mais importantes para a visibilidade e credibilidade de um negócio local

Além de ajudarem outros clientes a decidirem por seus produtos ou serviços, elas também influenciam o posicionamento da sua empresa nos resultados de busca. Mas como incentivar seus clientes a deixarem avaliações? Uma das soluções mais práticas e modernas é o uso de QR Codes.

Por que as avaliações no Google são tão importantes?

Quando se trata de atrair mais clientes, a relevância das avaliações online é inquestionável. 

Estudos mostram que mais de 90% dos consumidores confiam em avaliações online tanto quanto em recomendações pessoais. Além disso, um maior número de avaliações positivas melhora a reputação do seu negócio e pode levar a um aumento no número de visitas ao seu estabelecimento.

Contudo, muitos donos de negócios enfrentam o desafio de convencer os clientes a deixarem essas avaliações. É aí que entra o QR Code como uma ferramenta simples, eficaz e acessível.

Como os QR Codes podem ajudar na coleta de avaliações

Um QR Code pode ser gerado para levar diretamente o cliente à página de avaliação do seu Perfil no Google. Com um simples escaneamento pelo smartphone, o cliente é redirecionado para deixar sua opinião em poucos segundos, sem burocracia ou etapas adicionais.

Essa praticidade reduz a barreira que muitos consumidores sentem ao serem solicitados a avaliar uma empresa. Quanto mais fácil o processo, maior a chance de o cliente realmente concluir a ação.

Onde disponibilizar seu QR Code

A estratégia para utilizar QR Codes de forma eficaz está diretamente ligada aos locais e momentos em que eles são apresentados aos clientes. Aqui estão algumas sugestões de onde e como você pode disponibilizá-los:

  • Mesas e balcões: Se você possui um restaurante, café ou bar, colocar o QR Code no cardápio, porta-guardanapos ou na conta é uma excelente ideia.
  • Caixa ou área de pagamento: Enquanto aguardam para realizar o pagamento, os clientes têm um momento ocioso que pode ser aproveitado para escanear o código.
  • Sacolas e embalagens: Para lojas e comércios que trabalham com produtos, adicionar o QR Code na embalagem é uma forma de lembrar o cliente da experiência após a compra.
  • Cartazes ou banners: Locais como recepções, áreas de espera ou mesmo o banheiro de um estabelecimento podem ser pontos estratégicos.
  • Eventos e workshops: Aproveite momentos em que seu cliente está interagindo com a marca e já tem uma impressão positiva para incentivar a avaliação.

Como motivar seus clientes a avaliarem

Além de facilitar o acesso com QR Codes, é importante motivar seus clientes. Aqui estão algumas dicas:

  • Ofereça incentivos: Você pode oferecer descontos, brindes ou cupons de participação em sorteios para quem deixar uma avaliação.
  • Seja educado e direto: Treine sua equipe para gentilmente solicitar avaliações e explicar o impacto que elas têm para o negócio.
  • Agradeça sempre: Mostre que você valoriza o feedback dos clientes, seja com um agradecimento automático após a avaliação ou com uma mensagem personalizada.

Como a HubLocal pode ajudar

Gerar e gerenciar QR Codes pode ser uma tarefa simples e automatizada com o uso da plataforma HubLocal. Nossa solução oferece um gerador de QR Code automático que facilita o processo para o dono do negócio. 

Na plataforma HubLocal, fica fácil compartilhar links de avaliações.

Além disso, a HubLocal auxilia na otimização do Perfil no Google, ajudando sua empresa a atrair mais clientes e se destacar no mercado.

Em resumo…

O uso de QR Codes é uma estratégia eficaz para aumentar o número de avaliações no Google, tornando o processo mais simples e acessível para os clientes. Com a ajuda da HubLocal, você pode implementar essa solução de forma rápida e eficiente, alavancando a reputação e os resultados do seu negócio.

Não deixe de explorar todas as possibilidades que o QR Code oferece e comece a transformar avaliações em uma ferramenta poderosa para o crescimento do seu negócio.

Redator na HubLocal. Falo sobre SEO, Inbound, Marketing de Conteúdo e tecnologia.