Como vender mais no Carnaval?

O Carnaval é um marco cultural brasileiro e representa um momento de relevante movimentação econômica. Comércios podem, e devem, aproveitar a data para impulsionar suas vendas.

Será que o ano realmente começa depois do Carnaval?

Para muitos brasileiros, sim. Janeiro pode ser um mês difícil de enfrentar dependendo da forma que Dezembro terminou. A verdade é que o Carnaval representa a primeira grande data relevante para o comércio nacional e, para muitos setores, é momento de faturar muito!

Isso acontece porque durante o mês carnavalesco, a procura por determinados produtos e serviços aumenta. É a chamada sazonalidade de mercado. Algumas empresas veem nessa data, um dos momentos de maior faturamento no ano… e a sua empresa pode ser uma delas também!

Por que devo vender no Carnaval?

Você já se perguntou se faz sentido mesmo seu negócio vender no Carnaval? Vamos mostrar alguns motivos para você investir nessa data, independente do tamanho ou o tipo do seu segmento.

O Carnaval movimenta bilhões de reais anualmente

É um dos feriados nacionais com mais demanda de mercado.

Consumidores se planejam com meses de antecedência em relação aos gastos carnavalescos, seja com passagens e hospedagens para outras cidades, ingressos para festas, camarotes e blocos, fantasias e acessórios, assim como alimentação e bebidas.

Resumindo: as pessoas gastam muito!

Uma pesquisa da Opinion Box, revelou que a maioria dos consumidores pretendem gastar entre R$301 e R$500 durante a data em 2023. Um valor bastante significativo que reforça o desejo dos brasileiros em aproveitar a festa ao máximo.

Todos os setores são beneficiados

Engana-se quem pensa que apenas o varejo, a alimentação e o turismo se beneficiam com o Carnaval. Por se tratar de uma época onde as pessoas frequentemente saem de casa, todo o comércio sente o impacto do aumento no fluxo nas ruas.

Até mesmo quem utiliza os dias de folga para relaxar em casa, acaba interagindo com alguns serviços, como o delivery, por exemplo.

Ou seja, sempre há oportunidade de alcançar esse público, independente do setor em que você trabalhe, e vender no Carnaval. Basta ter uma estratégia certa.

Foram 3 anos de restrições

O ano de 2023 marca o retorno das festas após o pico da pandemia de COVID-19 em 2020, que proibiu a aglomeração de pessoas em festas, especialmente em eventos fechados.

Ainda que a pandemia continue exigindo bastante cuidado e atenção, a permissão das festas no Carnaval trouxe uma dose de ânimo e excitação até mesmo para aqueles que não gostavam do clima de Fevereiro.

Essa vontade acumulada em extravasar, após um longo período de isolamento, mostra uma visão positiva sobre um Carnaval ainda mais rentável.

Afinal, o que mais vende no Carnaval?

Alimentação

Os donos de bares e restaurantes conhecem muito bem o potencial do Carnaval em seu faturamento. Uma pesquisa da Opinion Box revelou que “bebida” e “comida” lideram o ranking de previsão de gastos para a data em 2023.

De uma garrafa de água para aguentar o bloquinho a um fardo de cervejas para incrementar o churrasco, as bebidas tomam a dianteira nos gastos.

Quem trabalha com alimentação, também pode oferecer o espaço e o serviço para festas particulares e confraternizações. Além disso, como já ressaltado antes, o delivery funciona como um canal extremamente importante, especialmente para quem prefere curtir o feriado no conforto de casa.

Vestuário

O Carnaval é uma época de extravagância para muitos foliões. É o momento de comprar acessórios e roupas coloridas, esperando que todos ao seu redor estejam igualmente fantasiados.

É por isso que a alta demanda por fantasias valoriza o setor durante o período. Quem trabalha com confecção e lojas de produtos alegóricos precisa realizar um planejamento cuidadoso para atender a procura e garantir um pico de faturamento para vender no Carnaval.

Hospedagem

Sabemos que algumas cidades são queridinhas pelos brasileiros, por possuírem festas de renome que atraem um público gigantesco. Um relatório revelou justamente qual delas compõem o top 3:

Quais as cidades mais procuradas durante o Carnaval?

  • Rio de Janeiro
  • Salvador
  • São Paulo

(Fonte: Opinion Box)

Mesmo assim, o Carnaval se estende por todas as regiões. A variedade de ritmos, culturas e povos revela a diversidade dessa festa. É por isso que o setor de hotelaria, imobiliário e aluguel é extremamente beneficiado. Sempre haverão pessoas interessadas em alugar casas, apartamentos e quartos por temporada, até mesmo em cidades pequenas.

Transporte

Com a popularização dos aplicativos, o consumidor derrubou um dos principais desafios da locomoção: transporte com preço acessível. Não à toa, a categoria de “transporte para ir e voltar das festas” figura na terceira posição entre os principais gastos dos foliões.

Postos de gasolina e estacionamentos também faturam muito com o aumento de carros nas ruas, assim como aqueles que realizam viagens mais longas para outras cidades e praias.

Festas, blocos e camarotes

O setor de eventos ganha mais impulso, pois além dos blocos gratuitos, há uma grande procura por festas particulares e exclusivas. Os famosos abadás definitivamente alcançam seu ápice durante essa época.

Por isso, é natural o planejamento de grandes shows e festivais de música brasileira que, em geral, garantem uma movimentação natural de mercado. O evento também agrega outros setores, como a alimentação e transporte, funcionando como um grande sistema que beneficia a vários comerciantes menores,

Como estimular as vendas no Carnaval?

Faça um planejamento completo

Toda estratégia de vendas exige um planejamento impecável. Quando se trata de datas comemorativas, esse planejamento precisa ser ainda mais completo.

Comece organizando alguns pontos, como:

  • A disponibilidade da sua equipe, de forma a ter um time suficiente para atender a alta demanda de clientes;
  • As compras de estoque, as quais devem ser feitas com bastante antecedência;
  • Entender as ações da concorrência, pois assim você pode se inspirar e até mesmo trabalhar em um próprio formato de venda inovador;
  • O alinhamento dos horários de funcionamento e as folgas.

Com todos esses pontos básicos planejados, seu negócio tem mais segurança para aplicar as próximas dicas com mais tranquilidade.

Abrace a data

Quando se trabalha durante o Carnaval, é necessário abraçar a data e entrar no clima festivo. O primeiro passo é reconhecer o potencial do seu negócio e começar desde cedo a realizar planejamentos.

Isso inclui decorações temáticas, que mudam completamente a ambientação do seu estabelecimento e ajudam seus clientes a entrarem no clima. Lojas físicas sempre podem oferecer uma experiência enriquecedora para o cliente, o que vai da decoração, trilha sonora ao atendimento diferenciado do time de vendas.

As redes sociais também ajudam a alcançar os clientes em casa, por isso não ignore o potencial de postagens e trends que bombam durante a temporada para vender no Carnaval.

Pense em ofertas personalizadas

Qualquer estratégia de vendas de sucesso inclui ofertas e promoções exclusivas.

Em datas comemorativas, vale utilizar a criatividade para criar uma variedade de estratégias de vendas que realmente conversam com a energia do momento.

É o caso dos combos e kits. Além de incluir uma diversidade de produtos, esse tipo de oferta estimula a liberação de estoque e a compra por impulso, incentivando os gastos do seu cliente.

Os restaurantes, por exemplo, podem oferecer combos com bebidas e petiscos. Para quem trabalha com cosméticos, uma opção é oferecer kits de maquiagem coloridos e repletos de glitter, especialmente para as festas. O mesmo se aplica ao vestuário, tornando-se ainda mais fácil combinar fantasias e acessórios. Até mesmo farmácias podem ser criativas, criando kits com hidratantes, protetores solares e medicamentos sem prescrição para quem quer se jogar na farra carnavalesca.

Explore as redes sociais

Hoje, o consumidor utiliza uma variedade de canais para interagir com empresas. As lojas físicas, por exemplo, precisam trabalhar integrando seus canais de venda online e offline.

É inegável a força que as redes sociais carregam, afinal as pessoas passam o dia com o celular na mão, procurando informação, resolvendo problemas, conversando ou simplesmente se entretendo.

Plataformas como o Instagram funcionam como uma vitrine interativa, na qual seu negócio pode apresentar produtos em publicações que ultrapassam os limites da criatividade.

O WhatsApp também se mostrou como um canal de contato e venda extremamente eficiente, já que é pautado em mensagens rápidas e concentra um grande número de usuários.

Aproveite a oportunidade do delivery

Não apenas de blocos vive o brasileiro.

Para quem pretende ficar em casa, longe das caixas de som e danças coreografadas, fica a oportunidade de oferecer serviços de delivery.

E acredite, muita gente prefere ficar em casa.

Por isso, investir em um delivery que atende a esse público não deixa de ser uma estratégia bem rentável.

Seja encontrado na internet

Porém, se você quer mesmo conhecer um canal de vendas pouco explorado e com grande potencial de atração de clientes, dá uma olhada nesse dado:

46% das pesquisas no Google são para empresas locais. (SEO Tribunal)

Ele mostra o potencial das pesquisas em sites de busca.

Considerando que milhões de pessoas acessam plataformas como o Google diariamente para procurar lojas e estabelecimentos nas proximidades, o seu negócio precisa estar presente nesses canais, de forma a ser encontrado por esses usuários.

Essa é a virada de chave para muitos negócios locais que querem crescer.

Até porque, a maioria das pesquisas no Google Maps, por exemplo, acabam refletindo em uma visita à loja. Os mapas online fornecem dados de localização importantes como endereço, horário de funcionamento, listagem de produtos e serviços, avaliações e opiniões de outros clientes.

Você já parou para verificar se suas informações estão presentes de maneira correta na internet?

Durante o Carnaval, a busca por estabelecimentos físicos aumenta consideravelmente. Não se esqueça de garantir que não apenas seu cliente te encontre corretamente, mas que você seja a primeira opção nos resultados.

Um cliente que fideliza no Carnaval, continua o ano inteiro

Não esqueça, ainda que seu setor alcance novos picos de venda durante o Carnaval, é completamente possível continuar mantendo esse cliente na sua base.

Por isso, a importância de fidelizar o cliente. Esse processo começa desde a atração dele, especialmente em canais digitais, sua experiência com o atendimento, o produto e o serviço, e posteriormente, a forma como ele é tratado no pós-venda.

Não esqueça que o relacionamento com seu cliente não acaba depois dele fechar uma venda. Do contrário, um cliente que compra e interage com sua empresa é uma oportunidade a ser explorada futuramente.

Invista em comunicação pós-venda, como lançamento de e-mails de conteúdo e promoções exclusivas, descontos e cupons enviados em canais como o WhatsApp, por exemplo.

Cartões de fidelidade também são uma boa pedida. Eles estimulam a taxa de recompra e ajudam a criar um relacionamento duradouro.

Siga essas dicas e garanta o caminho certo para vender no Carnaval

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Web Designer e Analista de SEO na HubLocal. Figmalover e apaixonador por tudo que envolve tecnologia e comunicação.