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Com 2021 chegando aos seus finalmentes, especialistas começam a apostar nos destaques do SEO Local para o próximo ano. Você já está pronto? É melhor que sim, pois as mudanças já começaram!

 

“Não se engane! Aquela estratégia de SEO Local está ultrapassada! Sim, você sabe de qual estou falando…. Aquela mesmo!”

Existem poucas certezas no Universo. 

Uma delas é que a otimização para motores de busca (search engine optimization) irá sofrer atualizações anualmente. Isso acontece porque esses mesmos motores de busca modificam constantemente as suas exigências de rankeamento a partir da mudança de comportamento do usuário.

Por exemplo, até alguns anos atrás, os maiores volumes de busca na internet se encontravam em desktops. Hoje em dia, 80% dos usuários utilizam o celular para realizar uma busca. Ou seja, novos comportamentos, novas estratégias.

Quando falamos de tendências para 2022 estamos nos referindo a práticas que, na verdade, já estão ativas em 2021 (e também nos anos passados), porém com expectativa de crescimento ainda maior nos próximos anos. 

Vale a pena ficar atento, acompanhar essas mudanças e, se possível, aplicá-las no seu negócio local o quanto antes. 

 

 

1 – Mobile-friendly é uma exigência

Já falamos antes sobre o crescimento exponencial do uso de celulares para o acesso à internet. 

Se você ainda duvida desses dados, se imagine necessitando de informações sobre estabelecimentos locais, longe de um notebook ou computador. Com um celular na mão, é fácil resolver o seu problema. As informações estão a apenas uma tela de distância.

 Quando falamos de dispositivos móveis, estamos falando de uma tendência que influenciou até mesmo a forma que o Google categoriza as suas páginas. O Mobile First Index é uma indexação que considera a versão mobile como a versão principal de um site, acima das versões para computadores.

Ela já está ativa desde 2018, ou seja, não é nenhuma novidade no mercado.

Isso significa que sites adaptados para a versão mobile possuem uma chance maior de serem exibidos em resultados de busca. O que inclui o site do seu negócio local. Caso ele não esteja adaptado, é provável que seus concorrentes lhe ultrapassem nessa corrida por atenção.

Além disso, uma página mobile-friendly tende a ser mais agradável e organizada para a navegação do usuário. O que também influencia diretamente na percepção dele em relação a sua marca.

2 – A pesquisa por voz deve ser otimizada

Essa é outra tendência que não era tão comum até a última década (Alexa, estamos falando com você!), mas que cresceu em conjunto com o uso de dispositivos móveis.

A pesquisa por voz vem sendo otimizada para atender as necessidades de usuários que buscam por negócios nas proximidades. E mais: elas têm três vezes mais chances de serem específicas para a busca de locais

E como estar apto a ser encontrado pela pesquisa de voz?

É simples. Mantenha suas informações atualizadas, coerentes e relevantes. O uso de palavras-chaves e frases longas também ajudam na identificação. Como a maioria dos assistentes de voz se utilizam de bancos de dados em mecanismos de busca, é com eles que você precisa se preocupar a princípio.

pesquisa por voz

“Ok Google, qual o restaurante mais próximo de mim?”

 

Sim, essa conversa vai se tornar cada vez mais comum. 

Essa ferramenta não apenas amplia o alcance tecnológico para atividades do dia a dia, mas também permite a inclusão de crianças, pessoas com deficiência e analfabetos a interagirem e buscarem respostas através do canal.

 

 

3 – Atenção à inteligência artificial

Nesse caso, não estamos nos referindo aos assistentes de voz, mas um cérebro muito mais complexo que existe de forma omnipresente dentro do algoritmo.

O RankBrain é um exemplo. Nunca ouviu falar? Então calma, vamos te explicar. Esse algoritmo do Google ajuda a processar os resultados em páginas de pesquisa, oferecendo as respostas mais relevantes para o usuário. Especialistas acreditam que a inteligência artificial irá se tornar um dos principais fatores de rankeamento em SEO o que, consequentemente, inclui a ramificação local.

O Google ainda não revelou os neurônios que comandam o RankBrain, ou como esse algoritmo avançado pode ser influenciado para atender as expectativas de uma empresa. Sabe-se, no entanto, que a experiência do usuário é considerada importante pelo RankBrain, o que engloba a taxa de cliques e o tempo que o usuário gasta na página. Isso significa que vale a pena criar conteúdo que não apenas atraia a atenção, mas também mantenha o usuário engajado em seu site

 

 

4 – Conteúdos mais extensos e bem estruturados ganham vantagem

E por falar em conteúdo, o SEO Local tem o conteúdo local como um de seus fatores de rankeamento. Quando falamos de artigos para blog, por exemplo, textos mais longos demonstram ganhar mais tráfego orgânico.

O conteúdo escrito é essencial para cativar e envolver seu público-alvo, mas também se revela uma oportunidade de apresentar sua empresa, estabelecer um relacionamento e criar autoridade. Quando bem construído, também pode se tornar um snippet

O featured snippet (ou trecho em destaque) ocorre quando o Google fornece uma resposta a uma pergunta específica do usuário. Esses pedacinhos de texto ocupam o topo da página, o que é comumente chamado de “posição zero”, e facilitam a pesquisa. Ser escolhido para essa categoria significa que o motor de busca confia na informação que você oferece.

 

featured snippet

Um snippet de conteúdo pode atrair clientes a uma loja de construções, por exemplo.

 

O conteúdo que atende ao princípio “EAT” do Google também tem uma classificação mais elevada. “EAT” diz respeito a “expertise” (expertise), “autoridade” (authority) e “confiança” (trust). Baseia-se nas diretrizes da plataforma para determinar o que é necessário em um conteúdo de qualidade. 

 

 

5 – Vídeos também são um bom apelativo

Com o surgimento de aplicativos como Snapchat, TikTok e muitas outras plataformas sociais adotando o formato de stories, o aumento na produção de vídeos não é nenhuma surpresa.

 

Não se trata apenas de fazer dancinha, mas utilizar o atributo visual para chamar atenção.

 

Só o YouTube tem mais de um bilhão de usuários. Portanto, se você não está criando conteúdo de vídeo, é hora de começar.

Dentro do SEO Local, os conteúdos visuais se incluem na estratégia de produção associada a sua localidade e ao que você oferece. Isso não abrange apenas vídeos celebrando a sua comunidade e abordando um assunto relevante, mas também uma forma divertida e dinâmica de apresentar, por exemplo, produtos, serviços e o espaço físico do seu estabelecimento.

 

 

Então fica a pergunta…

Você já está preparado para aderir a essas práticas? 

O futuro do SEO Local não começa em 2022. Ele está sendo implantado hoje mesmo.

Porém… ainda há tempo para acompanhar o ritmo. Coloque isso como uma meta para 2022. Uma que seja cumprida, de preferência. Longe das aulas de ioga e a rotina impossível de exercícios.

A otimização dos motores de busca é um elemento que exige dedicação, mas importante, para a construção da presença digital. 

E falando em presença digital, essa meta deve ser priorizada acima de tudo. Felizmente, para isso seu negócio pode ter um excelente apoio de especialistas. Converse com a HubLocal e seja encontrado na internet!

Web Designer e Analista de SEO na HubLocal. Figmalover e apaixonador por tudo que envolve tecnologia e comunicação.