Uma das dúvidas mais frequentes no gerenciamento do Perfil da Empresa no Google, também conhecido como Google Meu Negócio, é como reivindicar e recuperar o perfil da sua empresa.
Alguns donos de negócio não possuem domínio sobre as suas contas por inúmeros motivos, seja porque esqueceram o acesso, ou porque outra pessoa criou o perfil, ou porque o antigo administrador não lhe repassou os dados, entre outros.
Hoje, vamos ensinar o passo a passo de como recuperar o perfil no Google Meu Negócio e, assim, forma a ter controle total das informações da sua empresa no Google.
Por que recuperar o perfil no Google Meu Negócio?
O Perfil da Empresa no Google é uma das principais ferramentas para o gerenciamento dos dados de localização da sua empresa na internet. Nele, é possível adicionar informações importantes para auxiliar os consumidores na busca por um estabelecimento nas proximidades.
Isso inclui nome, endereço, telefone, além de outras funcionalidades, como o horário de funcionamento, listagem de produtos e serviços e avaliações de clientes.
Quando um perfil está abandonado no Google, a empresa perde a chance de utilizar uma ferramenta gratuita de grande potencial, acessada por milhões de pessoas diariamente.
Além disso, um perfil sem gerenciamento está sujeito a alterações indevidas de telefone, horário, endereço e outros dados de localização. A ausência de supervisão das avaliações também pode ser nociva, pois demonstra que a empresa não está ciente dos feedbacks de clientes.
Por isso, recuperar o perfil no Google Meu Negócio é uma forma de tomar o controle dessa plataforma, corrigir os problemas encontrados e otimizar ainda mais a forma como sua empresa é encontrada na internet.
Passo a Passo: Como recuperar o perfil no Google Meu Negócio?
Se a sua empresa possui um perfil existente no Google, e você não tem o controle sobre ele, é possível contestar a propriedade dele.
Os primeiros passos
1 – O primeiro passo é identificar a opção de “É proprietário desta empresa?”.
2 – Ela redireciona para a página de gerenciamento de um perfil de empresa.
3 – Em seguida, temos as etapas de revisão de informações da empresa. A começar pela categoria da empresa. Escolha a categoria de mercado que mais define o seu negócio.
4 – Caso o endereço também necessite de modificações, você deve aproveitar para adicionar todos os dados relevantes sobre o local.
Métodos de verificação
O processo de verificação começa por um telefone de contato. Lembre-se que esse número é usado somente para o cadastro, podendo ser um número pessoal. Não confunda com o telefone de atendimento da sua empresa.
Finalmente, o Google apresenta um método de verificação específico, de forma a comprovar que você é verdadeiramente o dono da empresa.
Os métodos de verificação podem variar entre:
- Telefone ou mensagem de texto: o Google envia um código por chamada ou SMS a ser validado na plataforma online.
- E-mail: um e-mail chega em sua caixa de entrada, onde determinadas etapas devem ser seguidas.
- Gravação de vídeo: o proprietário precisa gravar um vídeo mostrando alguns pontos do estabelecimento, como a localização atual, operações, equipamentos, estoque, além de comprovantes de administração, como área de funcionários ou o uso da chave do local.
- Videochamada: um representante de suporte realiza uma videochamada, de forma a verificar o estabelecimento apresentado pelo proprietário.
- Cartão-postal: o proprietário precisa verificar o código informado em um cartão enviado ao endereço e validar na plataforma online.
Os métodos são sugeridos de maneira aleatória, mas em alguns casos o proprietário pode solicitar outra forma de comprovação.
Existem outras formas de realizar uma verificação automática. É o caso de empresas que possuem sites verificados no Google Search Console ou que possuam mais de 10 locais e estejam capacitadas para uma verificação em massa.
Informações adicionais
O Perfil da Empresa no Google também permite que você adicione outras informações importantes, como horário de funcionamento, serviços e diferenciais oferecidos, além de categorias direcionadas a determinados segmentos.
É o caso de lanchonetes e restaurantes, onde é possível adicionar o cardápio e fotos dos seus pratos.
LEIA MAIS: Aprenda a cadastrar e otimizar suas informações no Perfil da Empresa no Google.
Quanto tempo leva para o Google verificar o meu negócio?
O prazo fornecido pela própria plataforma pode variar de cinco dias úteis até algumas semanas. No entanto, o processo como um todo pode divergir de acordo com o método de verificação escolhido.
Enquanto e-mails chegam em algumas horas, os cartões-postais e as videochamadas podem levar um período mais longo para o planejamento de data e recebimento.
Em resumo…
Recuperar um perfil no Google Meu Negócio é um processo simplificado e livre de burocracias. O proprietário tem total liberdade de modificar seus dados diretamente na plataforma, removendo e adicionando o que for necessário.
É importante, no entanto, dar a devida atenção a etapa de verificação e seguir todos os passos solicitados pelo Google, de forma que não haja problemas com esse processo e ele se torne demorado.
Para mais informações, confira o guia do Google sobre reivindicação e verificação de perfis de empresa.