Clientes em potencial tomam decisões com base no que as pessoas estão dizendo sobre você online. Você pode ficar à margem da interação e ignorar isso ou pode se envolver, trabalhando ativamente para obter avaliações online eficazes e bem pensadas.
Uma boa avaliação agrada a todo mundo!
- A começar pelo próprio cliente que a escreveu. Se ele está disposto a compartilhar um comentário, significa que teve uma experiência memorável com a compra.
- A segunda interessada é a própria empresa. Esses tipos de feedback podem ser aproveitados das mais diversas formas, principalmente na estratégia de posicionamento digital.
- Por fim, um potencial cliente que valoriza as avaliações, pois elas lhe concedem embasamento na hora de adquirir um produto ou serviço de interesse.
Não faltam argumentos para trabalhar em uma estratégia de incentivo às avaliações. Ainda que a maioria das empresas não deem a devida atenção a elas (muitas vezes por temerem lidar com mensagens negativas), uma boa manutenção dessas avaliações traz consigo inúmeros benefícios, os quais podem e devem ser utilizados para estratégias que vão muito além de uma boa reputação digital.
Ao contrário do que muitos pensam, os melhores defensores de uma marca não são os seus funcionários, mas sim, os clientes que compram e espalham percepções positivas sobre a empresa.
Já ouviu falar de Marketing Boca-a-Boca? É quando você recomenda a um amigo, por exemplo, uma cafeteria ou um tênis de determinada marca. Pois é! A diferença é que a opinião pública se modernizou e se transformou em registro digital, ao alcance de qualquer pessoa, a qualquer momento.
Reviews de consumidores possuem grande poder de influência e podem aumentar as vendas ainda mais que campanhas pagas. Hoje em dia, os consumidores não confiam apenas em mensagens de marketing promovidas pelas marcas. Eles tendem a procurar recomendações em amigos, familiares e outras pessoas que também estejam na posição de compradores.
Por isso a importância de recolher avaliações. Elas funcionam como uma prova social da efetividade da sua solução e, acima de tudo, ajudam a fortalecer a qualidade do seu produto ou serviço aos olhos de futuros clientes. Quando falamos de posicionamento digital, também as classificamos como um dos requisitos de rankeamento nos principais motores de busca.
Os negócios locais se beneficiam ainda mais com isso. Sendo a internet uma das principais fontes de busca de informação hoje em dia, o uso de feedback positivo ajuda a fortalecer a reputação do estabelecimento, atraindo mais clientes físicos. Seja em plataformas como o Google Meu Negócio, seja no próprio site da empresa ou em apresentações profissionais, dispôr de elogios é sempre um diferencial a ser valorizado.
Quer saber como conseguir mais avaliações? Reunimos algumas dicas para te ajudar nesse processo.
Comece tomando a iniciativa
Muitos profissionais acreditam que solicitar avaliações pode soar um pouco incômodo ou até desconfortável para o cliente. Já outros, pensam que as únicas pessoas dispostas a escrever comentários são aquelas que desejam compartilhar experiências ruins.
Um dado importante revela que 70% dos consumidores estão dispostos a registrar uma review quando solicitados pela empresa. Ou seja, tudo o que você precisa fazer é pedir, então não tenha medo de tomar a iniciativa! Uma listagem de reviews mais transparente (entre comentários positivos e negativos) gera mais confiança em quem lê.
Identifique o momento certo
Não precisa ser uma entidade perfeita, livre de erros, para ser bem avaliado.
Muitas vezes, boas avaliações são obtidas através de fatores simples como a escolha do momento adequado para solicitá-las e a acessibilidade do usuário à plataforma.
A jornada do cliente é composta por diferentes etapas, do momento de atração e conquista até a fidelização deste. É importante entender em qual etapa o seu cliente se encontra antes de solicitar que ele faça uma avaliação. Abordá-lo em um momento inadequado pode prejudicar a fidelidade de sua review e também ignorar uma chance de utilizar a experiência de compra a seu favor.
Por exemplo, é muito mais provável que seu cliente deixe uma avaliação nos minutos seguintes após experimentar o serviço ou produto. A Uber, por exemplo, solicita uma avaliação relativa ao motorista assim que a viagem termina, entendendo que o passageiro já está apto para julgar a qualidade do serviço.
(Reprodução: Uber)
Por outro lado, produtos com transações a longo prazo exigem um período maior entre a venda e a solicitação de um feedback. É o caso da Chico Rei que apenas solicita uma avaliação quando verifica a entrega do produto, supondo que o consumidor teve a chance de experimentá-lo, avaliando atributos como material, prazo de entrega etc.
(Reprodução: Chico Rei)
Cada situação exige uma abordagem diferente. Normalmente, o melhor momento é aquele que garante uma resposta genuína do cliente, de forma que ele não se sinta pressionado a deliberar sobre algo que ainda não experimentou por completo.
Escolha o melhor canal
Onde o seu público se encontra? Ele está mais presente online ou fisicamente?
Normalmente, negócios locais possuem uma relação integrada entre o online e offline, mas é muito mais comum que o foco seja atrair esses clientes para o ambiente físico.
Por isso, a solicitação de um feedback pode ser feita pessoalmente, com placas espalhadas pelo estabelecimento ou QR codes, por exemplo.
A plataforma a ser escolhida também pode variar de acordo com o seu objetivo. Pergunte-se: Essas avaliações serão recolhidas em um sistema próprio para visualização unicamente interna? Ou elas serão utilizadas como fator de impulsionamento, sendo direcionadas a plataformas digitais públicas? Nesse caso, qual das plataformas mais se encaixa em sua área de negócio? Google? Yelp? Bing?
Todos esses fatores devem ser considerados, especialmente na hora de verificar a presença do seu público e em qual etapa da jornada do cliente ele se encontra.
Simplifique o acesso
A verdade é: as pessoas não gostam de pesquisas muito longas.
Em um mundo de informações rápidas, um sistema de avaliações fácil e intuitivo é a melhor solução para empresas que desejam aumentar o volume de respostas.
Normalmente, o sistema de pontuação (de um a cinco) costuma ser suficiente para um bom prognóstico, entretanto, também vale a pena oferecer um espaço para comentários que revelem mais a fundo as percepções de quem comprou e consumiu.
Quanto mais simplificada for a construção e a inserção desse espaço, melhor ainda. Quiosques de avaliação, por exemplo, se revelam como uma das formas mais simples e acessíveis de coleta, já que exigem uma interação bastante momentânea.
(Reprodução: HappyOrNot)
Isso inclui estratégias como o uso de QR Codes, envio de e-mails para follow-ups e janelas durante a navegação em sites e apps (quando for apropriado). A ideia é tornar a interação simples, fácil e rápida.
Faça um bom trabalho
Quanto mais avaliações você tiver, mais percepções diferentes surgirão sobre o que você faz. Isso inclui feedbacks positivos e… negativos. Em relação a esses últimos, eles não podem ser negligenciados. Na verdade, as críticas construtivas são o fomento para aperfeiçoar os seus processos.
Não existe orientador melhor do que a escuta. Especialmente quando a palavra de ação surge nos seus próprios clientes.
Lebre-se: a melhor forma de continuar aumentando o número de avaliações e consequentemente, atraindo mais clientes fidelizados, é trabalhar para oferecer a melhor experiência possível a eles.
Uma avaliação é ainda mais valiosa quando vem de forma orgânica, sem a necessidade de ao menos pedir por isso.
Quer saber mais sobre o nosso conteúdo? Estamos também no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Confira o que nossas produções por lá!