O Google continua gerando impacto com a Inteligência Artificial e revolucionando a maneira como os clientes interagem com o Perfil da Empresa (GBP). Um de seus novos recurso de agentes de IA na Busca está projetado para automatizar interações com empresas locais, como nunca visto antes. Essa ferramenta inovadora permite que a IA ligue para estabelecimentos em nome do usuário para realizar tarefas logísticas, como verificar preços, disponibilidade de serviços e agendar consultas. Para o mercado local, isso significa que a IA passa de mero assistente a um agente ativo de atendimento, mediando as primeiras etapas da jornada do cliente. Se você não estiver otimizado para essa nova realidade, corre o risco de perder a atenção (e os leads) capturados por esses novos agentes automatizados.
Linha do Tempo e Status Atual das Chamadas Automatizadas de IA do Google
| Marco | Data de Lançamento (Estimada) | Descrição do Status |
| Lançamento Experimental (Fase Inicial) | Janeiro de 2025 | A funcionalidade de agente de IA para ligar para empresas locais em nome dos usuários foi lançada em fase de testes (experimento do Google Labs) para um grupo seleto de usuários. |
| Expansão Oficial nos EUA | Julho de 2025 | O recurso foi oficialmente anunciado e começou a ser expandido para uma base mais ampla de usuários logados e com histórico de pesquisa ativado nos Estados Unidos. |
| Aumento de Limite de Uso | Julho de 2025 | Assinantes dos planos Google AI Pro e AI Ultra (com o modelo Gemini 2.5 Pro) receberam limites de uso mais altos para essa funcionalidade. |
| Disponibilidade Geográfica Atual | Fase de Rollout Contínua | Atualmente, o recurso está disponível para todos os usuários da Busca nos Estados Unidos (exceto alguns estados específicos, como Indiana, Louisiana e Minnesota), cobrindo mais de 45 estados. |
Quais tarefas a IA realizará ao ligar para sua empresa?
A IA do Google fará chamadas automatizadas para realizar tarefas que eliminam a necessidade de o cliente fazer ligações rotineiras, como:
-
Verificar Preços e Disponibilidade: Obter informações atualizadas sobre o custo de serviços (ex: banho e tosa, lavanderias) e confirmar se há horários ou estoque disponível.
-
Agendamentos e Reservas: Agendar consultas, compromissos e fazer reservas em restaurantes.
-
Informações em Tempo Real: Verificar o tempo de espera em restaurantes, sem que o cliente precise esperar na linha.
A grande sacada é: após coletar essas informações de diversas empresas, o Google compara os dados (preços, disponibilidade, etc.) e apresenta as melhores opções ao usuário diretamente na interface de Busca.
Em Qual Momento a Atualização Está Agora?
O recurso está em uma fase de expansão completa e refinamento nos EUA e em preparação para um rollout global.
-
Status de Expansão (EUA): A funcionalidade está plenamente operacional nos EUA e disponível para todos os usuários da Busca (com limites maiores para assinantes). O foco agora é em:
-
Ampliação de Categorias: Expandir o leque de serviços e categorias de negócios que a IA pode contatar (além de pet groomers, restaurantes, e salões).
-
Refinamento da Interação: Melhorar a precisão e a naturalidade da comunicação da IA com os atendentes humanos das empresas.
-
-
Preparação Global: Embora a data exata para o Brasil e outros mercados não esteja confirmada, o Google geralmente testa tecnologias de IA nos EUA antes de expandir globalmente. Os especialistas esperam a expansão para outros mercados ainda em 2025.
Pontos Positivos Vistos nos Testes (Sucesso do Usuário):
-
Conveniência: Os usuários apreciam a capacidade de obter rapidamente preços e disponibilidade de vários fornecedores sem ter que fazer várias chamadas.
-
Velocidade: O usuário geralmente recebe o resumo de respostas da IA em cerca de 30 minutos via e-mail ou SMS.
-
Acessibilidade: A função é útil para pessoas com dificuldade de fala ou audição, ou que sofrem de ansiedade social ao telefone.
O sucesso do Google em expandir essa funcionalidade é o maior indicativo de que o futuro do marketing local é mediado pela IA. O resultado dos testes mostra que a conveniência do usuário está vencendo. A tarefa da HubLocal é garantir que, quando essa tecnologia chegar ao seu mercado, seu negócio esteja totalmente otimizado para ser a escolha da IA em vez de ser um obstáculo.
Quer saber como a HubLocal garante que seu negócio apareça com precisão para os novos agentes de IA do Google? Entre em contato com nosso time via WhatsApp +55 85 92185-4967.
-
