Milhões de usuários utilizam esse grande mapa virtual para encontrar estabelecimentos próximos. O seu está incluso nessa listagem de opções?

O Google Maps se consagra como o serviço de mapas mais utilizado no Brasil. Grande parte desse sucesso começa em sua própria árvore genealógica, afinal é um dos filhos mais queridos do patriarca Google. 

Fornecendo atualizações sobre condições de trânsito e pesquisas por localização, o mapa virtual também apresenta grandes oportunidades de atração de clientes para negócios locais.

Mas como assim?

O jeito mais fácil de visualizar é se colocando no lugar de um usuário. Imagine a seguinte situação: você está  viajando em uma estrada desconhecida e está com muita fome. Onde encontrar informações em tempo real sobre restaurantes nas proximidades? Utilizando o Google, é claro! O que, francamente, não exige nenhum esforço. 

Bibbidi-Bobbidi-Boo! É como mágica!

O aparelho identifica o endereço do estabelecimento, fotos internas e externas (o que inclui o versátil Street View), avaliações de outros consumidores,  horários de funcionamento e até mesmo horários de pico. Quer dizer… conseguimos até prever se enfrentaremos uma fila ou não. O que ajuda a gerenciar nosso tempo e, de quebra, ajuda a nos resguardar quanto a esperas indesejadas.

O Google domina quase 93% do mercado de motores de busca. Isso justifica a importância de negócios locais se preocuparem em aparecer devidamente nele. Se você não está presente nessa gama de resultados, provavelmente não será encontrado pelos potenciais clientes que começam uma pesquisa via internet. E acredite, eles são muitos!

Entrando no mapa

Plataformas como o Google Maps são o ponto de encontro entre o SEO Local e o marketing digital. Isto porque elas unem o uso de tecnologia com os esforços de classificação tão visados em SEO/marketing local.

Quer saber mais sobre SEO Local? Leia o artigo: SEO local: como atrair mais clientes com sucesso?

O Google Maps torna a sua empresa local encontrável para os clientes mais importantes: aqueles que estão suficientemente próximos para realizar uma visita. E a ferramenta quer que você seja encontrado! Ela não favorece cadeias e marcas globais, até mesmo as menores e mais independentes lojas podem se classificar entre os três primeiros resultados de pesquisa. 

O primeiro passo é simples: ter uma conta no Perfil de Empresa do Google. O gerenciador de negócios do Google é a central de controle para todas as demais funcionalidades oferecidas pela empresa.

perfil de empresa

O cadastro do Perfil de Empresa do Google é simples e intuitivo!

DICA: Escolha a categoria adequada e preencha todas as informações relevantes, desde a área que você atende, ao Wi-Fi gratuito que você oferece e as fotos da sua empresa. Horário de funcionamento, seu número de telefone, endereço do seu site… não ignore nenhuma dessas informações.

Não se trata apenas de uma exigência visual. De acordo com o próprio Google, fichas de empresas com fotos, por exemplo, são mais propensas a receber solicitações de direção, bem como mais cliques em seus sites. Sim, tudo isso apenas adicionando imagens.

Pequenos detalhes fazem toda a diferença, não é? 

Como usar o Google Maps estrategicamente?

Boa parte das lições aprendidas com o Google Maps são herdadas de funcionalidades pré-existentes no Perfil de Empresa do Google. Como as duas ferramentas possuem uma poderosa integração, o Maps representa o atributo localização, facilitando que usuários encontrem as melhores rotas e também imagens diretas do estabelecimento.

Saber o que o cliente precisa é essencial para entender o que não pode ficar de fora da sua estratégia de Google Maps. Todas as informações preenchidas em sua conta do Perfil de Empresa do Google são apresentadas em cards especiais quando um usuário clica no pino do seu negócio dentro do mapa.

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 É aqui que a mágica acontece!

É nesse momento que ele desenvolve as primeiras impressões sobre o seu negócio e encontra toda a orientação necessária para posteriormente, quem sabe, visitá-lo.

Por isso é tão importante manter essas informações consistentes e atualizadas. Dentre as funcionalidades encontradas nos cards do Maps, destacamos:

1 – Dados básicos de endereço e horário de funcionamento

É o mínimo a ser exigido. Com esses dados, um potencial cliente pode planejar o melhor momento para conhecer o seu estabelecimento. Um endereço ou telefone errado, no entanto, pode estragar a experiência do cliente antes mesmo que ele realize uma compra, então preste atenção nessa parte.

dados

Que tal acrescentar outros dados também?

2- Opções de rotas, salvamentos e compartilhamento

Os botões ajudam a agilizar ações mais complexas, como definir as melhores rotas para o destino, e também ações mais simples, como salvar o local para uma visualização futura.

3 – Horários de pico

Um bom exemplo do poder da localização em tempo real.

Para definir (com uma boa margem de acerto) os horários de maior movimento, tempo de espera e duração da visita, o Google se baseia em dados agregados e anônimos de usuários que ativam o seu histórico de localização. 

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4 – Fotos (as quais podem ser categorizadas)

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Funcionam como uma excelente forma de mostrar o ambiente do seu estabelecimento, assim como alguns produtos e fotos que comprovem a boa experiência do cliente. 

DICA: ainda que seja interesse incentivar seus clientes a cadastrarem fotos no Google, é importante que haja um monitoramento dos registros publicados. As imagens devem ser revisadas com frequência.

5 – Avaliações

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Pessoas confiam em avaliações de outros consumidores tão quanto fossem recomendações de amigos. Pense na sua própria experiência de compra. Quantas vezes você rolou uma página na busca da opinião dos outros compradores? Ter muitas avaliações à disposição significa mais provas sociais de que a sua solução é realmente eficiente e faz a diferença.

6 – Informações relevantes para a experiência do cliente

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Ainda acha que pode destacar ainda mais o seu diferencial? 

Os serviços em geral têm a escolha de antecipar o cliente com detalhes especiais sobre o ponto físico, desde limitações de espaço, opções de entrega, acréscimos de entretenimento, menu etc.

Outras funcionalidades

Quer incrementar ainda mais a sua listagem? Preste atenção nessas dicas.

1 – GOOGLE POSTS

Uma rede social dentro do Google Meu Negócio não podia ser uma ideia mais genial! Quer dizer… restaurantes podem encher seus perfis com fotos suculentas de pratos e sobremesas, oferecendo promoções, descontos e cupons para aqueles que se mantêm atentos às suas atualizações.

2 – PERGUNTAS E RESPOSTAS

Elas funcionam como uma maneira de mostrar as principais dúvidas de seus clientes, propriamente respondidas (seja pela empresa ou outros usuários).

3 – INVENTÁRIO LOCAL

É uma forma de mostrar informações mais detalhadas sobre os produtos oferecidos. Você pode também criar uma vitrine associada com o Google ou integrada com o seu site.

4 – ANÚNCIOS DE PESQUISA LOCAL

Ok, a partir daqui pode ser que um investimento seja necessário. 

Os anúncios pagos em pesquisa local não precisam de muita definição. Eles mostram suas lojas e estabelecimentos para clientes próximos. Normalmente garantem que você seja uma das primeiras opções quando ele pesquisa termos como “café perto de mim”, por exemplo.

5 – BRAND PINS

Também chamados de Promoted Pins, essa funcionalidade paga destaca a logo da sua empresa dentro do mapa. Antes mesmo que o usuário realize uma pesquisa, ele já pode perceber o seu pino em destaque (despertando, quem sabe, um interesse em visitá-lo).

Uma listagem adequada de informações no Google Maps é útil de diversas formas. Ela pode até mesmo te colocar como primeira opção de pesquisa quando o cliente procura por determinado termo.

Ainda que não seja tão fácil…

O desafio do rankeamento

“Insira um longo suspiro…” Sim, não é tão simples assim. Para ter destaque no Google Maps, não existe uma fórmula secreta. Até porque existem fatores que não podem ser controlados, assim como aqueles que podem.

O tio Google não permite interferências em alguns fatores, como, por exemplo, a proximidade. Se um cliente tiver os Serviços de Localização ativados, o Google Maps fornecerá as listagens mais relevantes e próximas; se você não estiver perto o suficiente, você não se classifica.

Por outro lado, um fator que você pode controlar é o rankeamento: quanto mais alta for a classificação relativa de sua empresa no Google Maps, maior será a probabilidade de você estar entre os três primeiros. Número de avaliações, informações precisas sobre a localização (incluindo seu nome-endereço-número de telefone [NAP]) e a presença em sites de listagem local (por exemplo, Yelp, para restaurantes) contribuem para a sua classificação. E, pelo menos para a pesquisa mobile do Google Maps, seu site também deve ser responsivo para celular.

Você também pode acompanhar o seu desempenho digital com o Google Insights. Outra herança do Google Meu Negócio, os Insights te informam pedras de ouro como uma lista de termos de pesquisa que as pessoas usaram para encontrar o perfil de sua empresa  e quantas vezes cada termo de pesquisa acionou o perfil de sua empresa.

Se fizer tudo certinho e se baseando em boas práticas, talvez o seu negócio chegue ao Local 3-Pack!

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Sim, isso mesmo! Esse é o auge do bom posicionamento no Google Maps!

Esteja presente no TOP 3 e certamente o tráfego no seu negócio local irá disparar meteoricamente. Não é suposição, nem otimismo. É o poder da presença digital em mapas e listas da internet.

Por enquanto, recomendamos iniciar com o básico. E, se você tiver algum tempo disponível, comece a considerar a inserção em outros diretórios de empresas locais também. A HubLocal pode te ajudar nessa! Google Maps é apenas o começo. Acesse a nossa página principal e descubra mais!

 

Web Designer e Analista de SEO na HubLocal. Figmalover e apaixonador por tudo que envolve tecnologia e comunicação.