mitos e fatos

mitos e fatos

O que é verdade e mentira sobre a atração de clientes pela internet.

 

Muitas empresas locais ainda não conhecem a força e a importância do SEO Local para o crescimento do seu negócio. Por isso, é importante entender mais a fundo a estratégia, assim como desmistificar algumas ideias sobre o assunto. 

Vamos conhecer agora alguns dos principais mitos e verdades do SEO Local. Depois dessa não tem mais como se enganar.

 

MITO: SEO e SEO Local são a mesma coisa

As práticas de SEO (Search Engine Optimization) visam melhorar o rankeamento de páginas em mecanismos de busca, gerando mais relevância e autoridade na internet de forma orgânica. O SEO tradicional recebe bastante influência dos termos de pesquisa.

Uma de suas ramificações é o SEO Local, baseado em sinais de localização. Ele beneficia locais, especialmente empresas, que desejam ser encontradas por quem procura por elas na internet. Tem forte associação com mapas e listas online.

Apesar de ambos compartilharem práticas comuns, cada um possui um propósito diferente.

 

FATO: As avaliações são essenciais

Quando falamos de avaliações, estamos nos referindo àquelas inseridas em mecanismos de busca. Elas podem se referir ao estabelecimento como um todo, um serviço ou produto. 

É importante que as avaliações sejam constantemente incentivadas. Elas ajudam o seu cliente a tomar decisões de compra e contribuem para a sua reputação digital. Além disso, funcionam como prova social, ou seja, uma forma de divulgar seu negócio gratuitamente através da opinião e testemunho dos seus consumidores.

 

MITO: Estar apenas no Google é suficiente

Apesar de nos referimos ao Google (e o nome já carrega grande peso), ele representa apenas uma parcela dos demais mecanismos de busca utilizados por consumidores. Por exemplo, quem procura rotas mais assertivas vai no Waze, enquanto aqueles que desejam avaliações mais detalhadas de restaurantes preferem o Yelp e o Foursquare.

De fato, existem mais de cinquenta plataformas digitais onde seu negócio pode estar presente. Vale a pena entender quais delas fazem sentido para você.

 

MITO: A classificação é mais importante que a distância

Apesar da classificação influenciar positivamente, ela não é o principal fator de rankeamento em grandes buscadores. O Google, por exemplo, prefere priorizar os locais próximos nas primeiras opções de busca.

Isso foi reafirmado especialmente depois da atualização no algoritmo, o Vicinity, que como o próprio nome já diz prevalece os locais vizinhos. É uma forma de oferecer mais comodidade para os usuários em relação ao seu deslocamento.

Os consumidores querem o melhor, mas também o querem por perto.

 

FATO: A forma como os consumidores buscam mudou nos últimos anos

Hoje, os consumidores dispõem de centenas de ferramentas que o ajudam a encontrar o que precisam. Com as páginas de busca, se tornou muito mais fácil ter um panorama completo das múltiplas opções de lojas e estabelecimentos disponíveis.

Elas também conseguem visualizar facilmente o endereço, horário de funcionamento, telefone, além de interagir com postagens e enviar mensagens.

Então ficou mais fácil de compreender, não é? Um SEO Local bem feito garante o gerenciamento das suas informações locais em multiplataformas, alcançando o seu potencial cliente onde quer que ele esteja. 

Web Designer e Analista de SEO na HubLocal. Figmalover e apaixonador por tudo que envolve tecnologia e comunicação.