Recentemente, o Google anunciou uma série de mudanças na ferramenta Perfil da Empresa, removendo algumas métricas conhecidas e adicionando funcionalidades interessantes. Vamos entender o que aconteceu?
Um novo layout com métricas diferentes
Todos os anos, o Google testa e implementa novos recursos em suas ferramentas, o que inclui o Perfil da Empresa no Google, também chamado de Google Meu Negócio.
Recentemente, uma nova atualização chamada de NMX (New Merchant Experience, ou “Nova Experiência do Comerciante”) introduziu novas funcionalidades para o painel de gerenciamento de empresas, o que, por outro lado, também aboliu algumas métricas de desempenho bastante conhecidas.
Ainda que chamada de NMX, o Google já confirmou que a atualização não ganhou um nome em específico. Entretanto, quem interage com a ferramenta assumiu a sigla para caracterizar essa série de mudanças.
E quais foram as mudanças, afinal?
Painel na SERP
O primeiro ponto de destaque é a adesão de um painel dedicado ao gerenciamento do perfil da empresa, direto na página de resultados de pesquisa (SERP – “Search Engine Results Page”).
Funcionando como um “atalho”, o agrupamento dessas funcionalidades em um único lugar parece encurtar o caminho para o dono de negócio, permitindo que ele gerencie o seu negócio local na mesma tela que apresenta o seu card.
Métricas de desempenho
Outra mudança muito importante diz respeito a algumas métricas de desempenho que anteriormente mediam a visibilidade da marca.
As visualizações na pesquisa e as visualizações nos mapas foram alteradas, juntamente com outras métricas úteis, como pesquisas de descoberta, pesquisas de marca e pesquisas diretas, foram totalmente removidas.
O que significava cada tipo de pesquisa?
- Pesquisa por Descoberta: Um cliente pesquisou uma categoria, um produto ou um serviço que você oferece e sua ficha apareceu.
- Pesquisa Direta: Um cliente pesquisou diretamente o nome ou endereço da sua empresa.
- Pesquisa por Marca: Um cliente pesquisou sua marca ou uma relacionada à sua empresa. Essa categoria só aparecerá se a ficha tiver sido exibida pelo menos uma vez em uma pesquisa de marca.
Entenda outras métricas que foram removidas:
- Rotas de direção percorridas pelo usuário;
- Visualização de fotos;
- Contagem de fotos;
- Visualização de posts;
- Ações relativas a posts;
Mesmo com a saída desses dados, o Google aprimorou outras métricas, especialmente a frequência com que seu perfil comercial é exibido na SERP ou no Google Maps.
Impressões, não visualizações
Antes da atualização do NMX, essa métrica era chamada de “Visualizações”, pois tinha como definição o número de vezes que o card de um negócio foi visualizado na página de pesquisa ou no Google Maps.
Essa métrica agora foi removida e substituída por “Impressões”. Quando um usuário acessa o mesmo card várias vezes por dia, apenas uma impressão é contabilizada.
Ou seja, o Google está contando apenas usuários únicos.
Mobile e desktop
Por outro lado, os donos de negócio agora podem entender a quantidade de impressões originadas em diferentes formatos: desktop e mobile.
- Impressões de Desktop: correspondem aos acessos realizados em aparelhos como notebooks e computadores de mesa.
- Impressões Mobile: correspondem aos acessos realizados em aparelhos móveis, como smartphones.
Essa métrica mostra a importância de categorizar o volume de tráfego, o que permite uma estratégia mais assertiva para cada canal, pois hoje boa parte desse tráfego vem justamente do mobile com a popularização dos smartphones e aparelhos celulares conectados.
Palavras-chaves
Uma funcionalidade há muito desejada por quem gerencia e traça estratégias através do Perfil da Empresa no Google é o mapeamento de palavras-chaves.
Você pode verificar as palavras-chave e seu volume de pesquisa na nova atualização, permitindo que donos de negócio possam entender quais termos têm sido utilizados pelos usuários quando eles encontram a sua empresa.
Por um lado, ainda que a quantidade de pesquisas por marca, pesquisas diretas e pesquisas por descobertas tenham sido removidas, as palavras-chaves revelam uma ideia semelhante de como o usuário chega até você.
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