Não apenas de ofertas e promoções vive o clima de Black Friday. Um dos dias mais movimentados do comércio nacional traz dados importantes sobre o comportamento do consumidor e estratégias de mercado quentinhas.
Em 2020, uma pesquisa revelou que cerca de 57% dos internautas brasileiros compraram algo durante a Black Friday.
E não à toa, centenas de milhares de empresas se utilizam dessa data para atrair novos rostinhos a sua cartela de clientes. Até porque alguns desses clientes esperam o ano inteiro pelo evento, deixando decisões de compra importantes a serem feitas apenas em Novembro.
Quer saber algumas das principais lições para donos de negócio oriundas da Black Friday (além de discernir preços suspeitos? Confira abaixo!
O planejamento deve começar bem antes
E não é no começo de Novembro, Outubro…
Estamos nos referindo a encerrar a Black Friday desse ano e já começar a reunir insights sobre como melhorar a sua estratégia no ano seguinte.
Para quem trabalha com comércio, os eventos sazonais (ou seja, aqueles que incluem datas comemorativas ou especiais) requerem um planejamento constantemente atualizado, pois a cada ano, o consumidor assume novos padrões de comportamento.
Por exemplo, uma pesquisa da Conversion estima que 72% dos consumidores brasileiros irão comprar em canais digitais durante a Black Friday de 2021, um crescimento de 14,7%. Esse percentual não era o mesmo há alguns anos, porém fatores como o crescente acesso a internet em aparelhos mobile e a pandemia de COVID-19 estimularam a população a optar pelas compras virtuais em detrimento das físicas.
E não para por aí. Entender métricas como itens mais vendidos, setores mais abordados, meios de pagamento mais utilizados e estratégias de marketing aplicadas, por exemplo, deve ser levado em consideração, de forma a entender com os erros e acertos, o que pode ser reformulado ou incentivado.
Além disso, fatores técnicos como a estruturação do site e landing pages e também o uso de práticas de otimização para motores de busca são processos a serem testados e aplicados com bastante antecedência. Especialmente considerando que grandes navegadores como o Google demandam algum tempo antes de rankear páginas novas.
Seu consumidor tem interesses diferentes
E o comportamento de compra deles nessa Black Friday é uma chance de segmentá-los para estratégias futuras.
A segmentação de clientes ajuda a entender os costumes e hábitos deles, o que também ajuda no desenvolvimento de uma estratégia de campanha e marketing mais centralizada. Se você entende que boa parte do seu público consome determinada categoria de produto, mais do que outros, pode classificá-los com base nessa preferência a partir disso e direcionar promoções e ofertas focadas naquele produto.
Oportunidades e mais oportunidades
Milhões de pessoas realizam pesquisas durante a Black Friday, dispostas a encontrar um preço ideal e justo. Isso significa uma chuva de novos clientes, os quais são atraídos por essas ofertas de aparente tempo limitado.
Essa é uma excelente oportunidade de provar para esse cliente que seu serviço ou produto tem qualidade e ele possui mais motivos para realizar outras compras posteriormente. É o momento de investir em um atendimento de qualidade, destacando as opções de pagamento e devolução de maneira clara.
É também importante acompanhar a experiência do cliente mesmo depois da compra. Esse é um momento definitivo para conseguir a sua fidelidade, com e-mails de contato e feedback.
A compra online chegou pra ficar (e aparelhos mobile também)
O que não é nenhuma novidade, na verdade.
Comece entendendo o crescimento avassalador de aplicativos de grandes varejistas, muitos dos quais possuem descontos exclusivos para quem os utiliza. Isso não aconteceu à toa, certo?
Já falamos do aumento da compra virtual, influenciada por diversos fatores, mas um dos principais motivos é a comodidade e a facilidade de receber um produto na segurança da casa. Além de digital, boa parte desses processos são realizados através de aparelhos celulares, um item que se tornou a primeira opção de acesso de muita gente.
Dados assim comprovam que estar presente na internet se tornou essencial na hora de ser encontrado por esses clientes, além de prestar atenção em como suas páginas estão adaptadas a visualização em diferentes telas (a chamada responsividade). A boa responsividade também se relaciona com as práticas de otimização para motores de busca, o que prova o quanto essas plataformas consideram essa variável importante.
Não paramos em Novembro, a temporada de compras apenas começou
A Black Friday é apenas o pontapé inicial para algo que irá perdurar até o final do ano: uma temporada onde os consumidores estão dispostos a gastar.
Ou seja, os esforços para conquistar e manter esse cliente devem continuar pelas semanas seguintes, especialmente durante os festejos de Natal (os quais correspondem a uma boa parcela desse gasto).
Aproveite o gás iniciado no final de Novembro e engate as suas estratégias para incentivar essa nova gama de consumidores a se tornarem frequentes em seu estabelecimento.