Seria o amor uma prioridade para os brasileiros?

O mercado nacional sempre foi muito beneficiado com datas que envolvem relações de afeto, incluindo os próprios aniversários, Dia das Mães, Dia dos Pais e também o Dia dos Namorados. O aumento nas vendas durante essas datas é um indicativo da importância de presentear e demonstrar sentimentos entre os envolvidos.

Com o Dia dos Namorados não poderia ser diferente. O público consumidor independe da idade, tempo de relacionamento e até status (considerando que pessoas casadas também comemoram a data).

Por isso, é importante ficar atento e realizar um verdadeiro planejamento para se preparar para esse período. Neste artigo, selecionamos algumas dicas para a sua empresa vender mais na data, com dicas de organização e ideias de produtos e serviços em alta.

Leia também: Entenda o conceito de sazonalidade de mercado e como vender em determinados períodos do ano.

Por que o Dia dos Namorados é tão importante?

Um infográfico do Gente, portal da Globo, mostrou que o Brasil é de fato o país dos apaixonados.

Cerca de 60% da população está vivenciando algum tipo de relacionamento atualmente, entre namoros, casamentos e noivados. Além disso, 86% dos entrevistados costumam comemorar o Dia dos Namorados, o que comprova a influência da data na rotina dos brasileiros.

Consequentemente, em um panorama comercial, as vendas também crescem para determinados setores.

Em 2022. a semana do Dia dos Namorados representou um aumento de 4% nas vendas de lojas físicas, após o impulso de 14% em 2021. O e-commerce saiu ainda mais beneficiado, chegando a um faturamento de R$ 6,5 bilhões e se igualando ao Dia das Mães (a data mais queridinha dos brasileiros).

Não há como negar a intenção romântica do ato de entregar um presente. Entretanto, uma situação romântica pode passear entre os mais variados produtos e serviços, assim como diferentes momentos juntos.

Veja quais são as principais intenções de atividades nesse dia:

  • Ir a um restaurante (37%)
  • Fazer um passeio fora de casa (30%)
  • Fazer uma refeição especial em casa (24%)
  • Fazer uma viagem romântica a dois (20%)
  • Me encontrar presencialmente (19%)
  • Fazer um pedido de delivery em um bom restaurante (14%)
  • Assistir a algum conteúdo de TV ou streaming (14%)

(Fonte: Gente, Globo)

Como se planejar para vender mais no Dia dos Namorados?

O que vender no Dia dos Namorados - planejamento

Nunca é cedo demais para preparar seu negócio para o Dia dos Namorados.

Segundo os dados da pesquisa do Gente, Globo, a grande maioria dos consumidores (cerca de 40%) consideram comprar o presente com pelo menos 15 dias de antecedência. Isso significa que as lojas precisam estar prontas bem antes para atender a demanda, especialmente na semana que situa a data.

Confira algumas dicas de como realizar esse planejamento.

Verifique o desempenho do ano anterior

É importante realizar um levantamento, de forma a compreender quais produtos ou serviços foram mais procurados e vendidos no ano passado. Isso revela tendências de compra que podem se replicar com a mesma intensidade neste ano.

Prepare seu estoque e delivery

Cuide de organizar o estoque o quanto antes, especialmente em itens muito procurados. Dessa forma, sua loja ou estabelecimento não irá sofrer com a falta de um produto muito adorado pelos seus clientes.

Se você trabalha com entregas ou delivery, esteja ciente que a pontualidade é um fator essencial em datas comemorativas. Ou seja, garanta que sua logística de entrega esteja pronta para atender a demanda em um tempo otimizado de envio e recebimento.

Não esqueça das ofertas

Todos os consumidores procuram por ofertas, especialmente em datas especiais como o Dia dos Namorados. Esse é o momento ideal para aplicar descontos, levando em consideração também o aumento dos gastos da população envolvida.

As promoções também podem funcionar como um atrativo, um gatilho para um potencial cliente escolher a sua loja no lugar da concorrência.

Personalize as suas entregas

Ofereça embalagens especiais, perfumadas ou com espaço para dedicatórias e mensagens de carinho. Isso ajuda a dar um toque especial no presente, criando uma identidade ainda mais romântica (e ajudando o consumidor a perceber que não precisa embrulhar nada).

Os brindes também são bem-vindos, especialmente em compras de alto valor. Eles podem ser incluídos em kits exclusivos ou ofertas de “leve 2, pague 1”.

Ofereça diferentes formas de pagamento

Você aceita pix?

Essa é uma pergunta cada vez mais ouvida por donos de negócios. O pix se tornou a forma de pagamento mais venerada pelos consumidores devido a sua praticidade e facilidade.

Por outro lado, quando usam cartão de crédito a maioria das pessoas ainda opta por parcelamento. As opções de débito e pagamento em dinheiro também continuam representando uma porcentagem significativa das preferências dos brasileiros, então vale dispor de todas as opções disponíveis na hora de concretizar a compra.

O importante é não perder a venda.

O que vender no Dia dos Namorados?

Mas afinal, o que vender no Dia dos Namorados?

Existem alguns produtos clássicos que figuram nas categorias de “presentes fáceis” ou “sem erro” e, normalmente, são os que voam mais rapidamente das prateleiras. Entretanto, a pesquisa do Gente também mostrou que há tendências em alta que podem ajudar sua empresa a inovar e surpreender seu público.

Roupas e acessórios

O que vender no Dia dos Namorados - personalizado

Essas podem ser incluídas na tríade de produtos básicos que incluem “roupas, cosméticos e chocolates”. O fato é que presentear com roupas e acessórios é o jeito mais fácil de encontrar um presente barato e assertivo para o bem-amado.

A pesquisa revelou que 27% da intenção de compra ainda gira em torno de roupas, com 12% para acessórios, 9% para bolsas ou calçados e 7% para jóias. É sempre uma boa notícia para o varejo, especialmente o varejo de moda que pode oferecer uma gama de ofertas e promoções sabendo que a sua demanda dificilmente irá sofrer com uma baixa.

Algumas das dicas para incentivar ainda mais as vendas incluem conjuntos de roupas combinantes e acessórios personalizados com mensagens ou nomes gravados.

Perfumes e cosméticos

Se você já presenciou uma loja de cosméticos completamente lotada na véspera de datas comemorativas é porque sabe que também se trata de um “presente coringa”.

Não à toa, 25% dos entrevistados responderam que pretendem comprar produtos desta categoria neste ano.

Quem trabalha com cosméticos deve investir em kits específicos para os perfis mais procurados, normalmente as categorias masculinas e femininas, e com possibilidade de personalização. Essa é uma oportunidade de trabalhar com a experiência do cliente, oferecendo embalagens especiais que remetem ao amor e ao romance.

Chocolates e kits de café da manhã

Por fim, na tríade de presentes comuns, temos os chocolates e doces que representaram cerca de 23% na intenção de compra em 2023.

Lojas que trabalham com esses produtos, podem oferecer ainda mais personalização, tornando seus produtos ainda mais exclusivos. Muito além de moldes em formato de coração, os chocolates e bombons podem vir acompanhados de combos que incluem outros produtos como canecas, pelúcias e fotografias especiais.

Além de aumentar o ticket do produto, isso também oferece uma opção mais completa para o consumidor que não quer simplesmente uma caixa de chocolates comuns.

Outra tendência em alta é a procura por kits, especialmente os de café da manhã. Essas cestas embrulhadas com diversas opções de comida oferecem variedade e um toque diferenciado, já que podem incluir desde sanduíches, sucos, doces a produtos mais caros como espumantes, vinhos e champanhes.

Flores e arranjos

Pode parecer clichê, mas as flores continuam sendo um presente simbólico muito procurado pelo público, especialmente o masculino. Elas carregam consigo a ideia de um romance clássico, bonito e sofisticado.

Portanto, uma forma de inovar nessa categoria é oferecer opções de arranjos diferenciados, com várias opções de flores, especialmente as rosas que continuam sendo um sucesso de vendas. O delivery de flores também pode ser um diferencial.

Eletrônicos, celulares e videogames

Para aqueles que desejam elevar o ticket médio de gastos, pode-se considerar a compra de aparelhos eletrônicos. Dentre eles, os principais destaques vão para: computadores, televisões, fones de ouvido e smartwatches.

Casais modernos compartilham muitos momentos com a tecnologia, o que justifica o interesse por esses aparelhos.

O mesmo se dirige a celulares, com intenção de compra de 7% e videogames e jogos, com cerca de 4%.

Em resumo…

O Dia dos Namorados é uma data especial que movimenta o comércio e oferece inúmeras oportunidades para os empreendedores. 

Dessa forma, oferecer presentes personalizados, criar experiências românticas memoráveis e adotar uma abordagem pessoal são estratégias que podem agregar valor aos produtos e conquistar o coração dos clientes. Com criatividade e conhecimento do seu público, você estará pronto para aproveitar ao máximo essa data especial e alcançar o sucesso nas vendas.

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