Dica: Tem a ver com reputação digital. 

“Yelp? Hãn? Nunca ouvi falar…” Calma, calma que nós vamos te explicar. 

Comparado a grandes plataformas, como Google e Facebook (os quais possuem inúmeras ferramentas especializadas em gerenciamento de negócios online), o Yelp não parece tão imerso assim na realidade dos brasileiros. 

Entretanto, ele continua sendo uma fonte concreta e confiável para aqueles usuários interessados em negócios locais, seja no Brasil, seja no mundo inteiro.

De fato, a plataforma é muito popular pelo globo. São mais de 224 milhões de avaliações acumuladas, o que inclui principalmente serviços locais, restaurantes e shoppings.

Já falamos antes sobre o quanto as pessoas confiam em pessoas, não é? 

Não à toa, os consumidores consideram avaliações online tão importantes quanto recomendações de amigos próximos. 

O Yelp, no entanto, é muito mais que um site de avaliações. Ele mostra experiências reais dos consumidores, ajuda as pessoas a descobrirem empresas locais e permite que essas mesmas empresas se envolvam com clientes em potencial.

Mas como ele funciona?

O Yelp foi fundado em 2004, em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, mas demorou um pouco até chegar em terras tupiniquins. Abraçou as cidades brasileiras apenas em meados de 2013.

Sua plataforma oferece informações essenciais para aqueles que realizam buscas por estabelecimentos locais na internet, não apenas com um perfil de negócio organizado, mas também espaço para avaliações, fotos e contato, tornando mais fácil solicitar um orçamento, entrar em uma lista de espera, fazer uma reserva ou uma compra.

Ou seja, o Yelp trabalha desde a etapa de descobrimento até a fidelização deste cliente, chamando sua atenção no momento antecedente à compra e posteriormente, incentivando a avaliação do local para atrair ainda mais clientes que se utilizam dessas reviews como prova social.

Também é uma influente forma de trabalhar a reputação digital de uma marca, visto que todas essas funcionalidades compõem uma parte importante dessa construção.

E não precisa pagar nada por isso. É uma plataforma gratuita que contém planos de upgrade e ADS no Yelp For Business para aqueles que desejam dispor de funcionalidades extras.

yelp for business

O investimento no Yelp For Business pode ser considerado, ainda que boa parte das funcionalidades gratuitas sejam suficientes para empresas pequenas.

Os primeiros passos para entrar no Yelp

Se o seu negócio ainda não existe dentro do Yelp você pode criar uma conta nova. Se ele já existe, cadastrado, de repente, por algum usuário, você também pode reivindicar o perfil.

Em ambos os casos, a manutenção de algumas seções básicas são essenciais para começar a impulsionar a sua página:

Nome da empresa: um nome adequado auxilia na pesquisa do usuário. Ele também pode conter palavras-chaves relacionadas ao seu ramo.

título do yelp

Neste exemplo, encontramos não apenas o nome do estabelecimento, mas também palavras-chaves relacionadas à localização e o serviço oferecido. (Reprodução: Mandala Spa)

Categoria: todo e qualquer perfil no Yelp precisa ser encaixado em determinada categoria (restaurantes, compras, vida noturna etc), com no máximo três escolhas por perfil.
Localização: o endereço é essencial para acrescentar o “pin” no mapa do Yelp e, posteriormente, servir como orientação para a definição de rotas ao seu estabelecimento.
Horário de funcionamento: o que também inclui os horários em feriados e datas especiais.
Informações de contato: seja por telefone, e-mail, link para agendar um serviço ou reunião, essas informações devem facilitar ao máximo a interação entre cliente e empresa.
Endereço do site: é possível oferecer o direcionamento para um site próprio, onde mais interações fora da plataforma podem ser realizadas.

dados do yelp

Um exemplo de perfil com seções organizadas. (Reprodução: HubLocal)

Informações extras: você oferece Wi-Fi? Tem estacionamento próprio? Aceita cartão ou dinheiro? Tudo o que for relevante para a sua categoria de negócio deve ser acrescentado.
Descrição do negócio: com 1.500 caracteres à sua disposição, esse espaço é completamente livre. Nele, você pode contar seus valores, sua história, seu diferencial perante aos concorrentes e tudo o que considerar importante.
Galeria de fotos: ajudam a ilustrar a empresa e dão aos visitantes uma ideia do que esperar em uma visita. É recomendado possuir entre 5 a 10 imagens da sua empresa (interna e externamente), seus produtos e serviços.

fotos no yelp

Imagens fazem toda a diferença, pois oferecem uma melhor visualização do serviço. (Reprodução: Mandala Spa)

Benefícios do Yelp para a sua empresa local

1 – Reúne avaliações

Os feedbacks dos clientes são excelentes! Até mesmo os negativos…

Tudo bem. Talvez os negativos sejam os mais difíceis de lidar, mas a existência deles não deve interferir em sua estratégia de incentivo às avaliações.

Diretórios como Yelp são essenciais para coletar avaliações importantes de seus consumidores e obter sugestões e respostas úteis de pessoas familiarizadas com seus produtos e serviços.

Além disso, com a opção de responder esses comentários publicamente, um negócio pode engajar ainda mais os seus clientes de acordo com suas opiniões e utilizá-las a seu favor.

avaliação do yelp

As avaliações são pontos de destaque dentro do Yelp. (Reprodução: Yelp)

2 – E essas avaliações estimulam a prova social

A prova social, no contexto do marketing, é a evidência de que outras pessoas compraram e encontraram valor em um produto ou serviço oferecido por uma empresa.

As avaliações não apenas assumem esse importante papel, mas também criam marketing boca-a-boca ilimitado e até mesmo dão à sua pequena empresa uma vantagem competitiva e personalizada sobre as empresas maiores.

3 – Ajuda no SEO Local

Sendo o Yelp um site prioritário de avaliação para muitos consumidores, o Google valoriza as empresas locais que estão cadastradas nele.

E qual a importância de ser valorizado pelo Google?

As práticas de SEO Local incrementam o posicionamento orgânico em grandes mecanismos de busca. Basicamente, um bom posicionamento vai permitir que seu negócio seja encontrado com mais facilidade quando usuários pesquisarem termos relativos ao que você oferece.

Ou seja, esteja presente no Yelp e você contribui com essas práticas de forma automática, sendo localizado por quem realmente precisa de você.

4 – Trabalha na construção da reputação digital

Sua reputação digital é como as pessoas enxergam sua marca na internet, o que consequentemente também afeta a sua imagem fora dela.

Quanto melhor for a sua reputação digital, o que inclui ações como a quantidade de comentários positivos e as suas notas gerais, melhor será a forma como as pessoas enxergarão a sua marca.

Também maior será a probabilidade delas recomendarem sua solução para os amigos e interessados.

O Yelp é uma das peças-chave nessa corrida pela boa reputação digital, pois sua plataforma reúne todas essas ações essenciais para a construção de uma reputação.

Concluindo…

Plataformas como o Yelp devem ser usadas estrategicamente por empresas locais que querem expandir sua presença nos motores de busca.

Esse trabalho requer muito cuidado e atenção, pois envolve um gerenciamento cauteloso de todas essas informações, assim como um acompanhamento das avaliações e comentários dos clientes.

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Web Designer e Analista de SEO na HubLocal. Figmalover e apaixonador por tudo que envolve tecnologia e comunicação.