Entenda como o novo update impacta a experiência de usuários e negócios locais.
Ainda em Dezembro de 2021, o Google anunciou um novo update que influencia diretamente os resultados de pesquisa local.
Trata-se do Vicinity (que também pode ser entendido como “Vizinhança”), uma atualização criada para otimizar e oferecer respostas mais relevantes aos usuários que realizam pesquisas locais. O Vicinity prioriza a proximidade de um estabelecimento e desfavorece estratégias consideradas errôneas pelo Google.
O que muda?
Um estudo da Sterling Sky identificou algumas flutuações no posicionamento de determinados negócios locais nos últimos meses. Alguns dos estabelecimentos em primeiro lugar nas pesquisas desceram algumas posições, dando espaços a outros.
Essas flutuações foram identificadas em perfis que utilizavam estratégias de rankeamento inadequadamente. É o caso do “keyword stuffing”, o uso excessivo de palavras-chave no nome comercial do Perfil de Empresa. Muitas dessas táticas eram utilizadas para garantir visibilidade a empresas locais, independente da sua proximidade ou não com o usuário.
O Vicinity aparentemente veio para mudar isso.
A Sterling Sky verificou que a posição geográfica se tornou o fator mais determinante na pesquisa. O impacto das palavras-chave não é mais o mesmo, tendo, na verdade, um efeito prejudicial para aqueles que exageram nessa estratégia.
A imagem mostra a mudança na classificação de empresas antes encontradas em um posicionamento baixo e agora ocupando posições maiores na pesquisa. (Fonte: Sterling Sky)
O algoritmo também chegou junto a uma mudança no design dos três primeiros resultados de busca (também conhecido como “Local-3-Pack”), o qual agora oferece uma visão mais ampla do mapa.
Mas e então? Isso significa que as palavras-chaves não funcionam mais?
Calma, não é bem assim!
O Vicinity compreende que o Google aumentou o peso de fatores de proximidade em sua classificação local. Estabelecimentos nos arredores terão mais chances de aparecer em primeiro lugar na página quando estiverem associados ao termo pesquisado. Isso impede que empresas se utilizem das palavras-chaves em excesso para ganhar vantagem.
Entretanto… nem tudo é tão restrito.
Para entender melhor como o Google determina a classificação local, temos que considerar três pontos:
- Relevância: o quanto o seu negócio corresponde ao perfil procurado pelo usuário.
- Distância: a distância entre o resultado de pesquisa e o termo local pesquisado.
- Destaque: referente ao nível de popularidade de uma empresa no online e offline.
Ou seja… mesmo que a sua empresa não seja a mais próxima, ela ainda pode ser considerada a melhor opção para o usuário naquele momento. Isso porque o Google continua favorecendo negócios que oferecem informações relevantes como:
- perfis completos e verificados,
- horários de funcionamento atualizados,
- gerenciamento de avaliações e fotos, entre outros.
Mais do que nunca, é importante reforçar essas estratégias.
A chegada do Vicinity mostra que precisamos estar atentos e preparados às frequentes mudanças nas exigências de grandes mecanismos de busca na internet. A HubLocal aumenta a presença digital do seu negócio, adequando-se a todas as diretrizes de boas práticas do Google.
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