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Como usar o Chat GPT para empresas?

Se você está com essa dúvida na cabeça, chegou a hora de entender algumas sugestões do que “pode e não pode” ser feito com essa ferramenta

Obs.: Esse artigo não foi gerado automaticamente pelo Chat GPT (ainda).

O que é o Chat GPT?

Mesmo que de relance, você certamente já ouviu falar nessa ferramenta. O Chat GPT é uma Inteligência Artificial da Open AI que, de maneira muito rápida e eficiente, responde às perguntas e ordens realizadas pelos usuários.

E as respostas não se resumem a duas linhas de informação engessada ou pré-programada.

A diferença do GPT para os demais bots é justamente sua capacidade de formular textos estruturados, reunindo informações inteligentes e relevantes das mais diversas áreas do conhecimento.

   respostas do chat gpt(Reprodução: Chat GPT/ Open AI)

O Chat GPT é gratuito?

Sim. As estimativas mostram que sua empresa fundadora, a Open AI, gasta cerca de US$ 3 milhões por mês para manter a ferramenta gratuita ao alcance dos usuários.

Entretanto, também há planos para uma versão premium ser lançada no futuro.

Além disso, o Chat GPT só pode ser acessado através de aparelhos desktops, computadores e notebooks, não tendo uma versão mobile ou em formato app, por enquanto.

E qual o impacto do Chat GPT para empresas, afinal?

Muitos profissionais vêem no Chat GPT uma oportunidade de acelerar processos criativos, como o desenvolvimento de conteúdos para marketing e vendas, por exemplo. 

As diversas integrações da IA também permitem que ela seja utilizada no atendimento ao consumidor e metrificação de dados.

A ideia parece tão revolucionária que alguns especialistas enxergam no Chat GPT potencial suficiente para transformar alguns setores do mercado em um nível parecido com o da Revolução Industrial. 

Tudo isso em um período de tempo bastante reduzido. A Primeira Revolução Industrial durou cerca de 90 anos. O Chat GPT só precisou de alguns meses para causar o efeito que causou hoje.

Mesmo com uma premissa inovadora, ainda não sabemos como o uso dessas IAs podem modificar verdadeiramente a produção de conteúdo, assim como os processos internos de uma empresa.

Por enquanto, vamos listar o que já sabemos entre o “pode ou não pode” do Chat GPT.

O que posso fazer com o Chat GPT para empresas?

Pesquisar e organizar informações? Sim!

Esse é um dos principais pontos da ferramenta!

Como uma grande enciclopédia de dados, o Chat GPT ajuda os criadores de conteúdo a reunirem informações de forma rápida, economizando horas que poderiam ser gastas em pesquisas feitas na internet.

Veja alguns exemplos de perguntas que seriam de interesse a equipe de marketing de um restaurante:

  • Quais os 5 pratos mais famosos da região Nordeste do Brasil?
  • Detalhe a receita do prato número 4.
  • Liste os 10 ingredientes mais adorados pelos nordestinos.
  • Do que é feito o ingrediente número 7?

Para um restaurante regional, que deseja encontrar informações relevantes para seus conteúdos, essas respostas podem ajudá-lo a desenvolver dezenas de tópicos de interesse.

ATENÇÃO: Como toda a informação na internet, vale a pena verificar alguns fatos. Mesmo inteligências avançadas como o Chat GPT podem apresentar conflitos ou informações desatualizadas.

A ferramenta também auxilia a organizar dados através da ordem de interesse. Por exemplo, ao solicitarmos uma equipe de Marketing seguindo uma hierarquia tradicional, o chat nos mostrou algumas sugestões.

hierarquia no chat gpt(Reprodução: Chat GPT/ Open AI)

Produção de conteúdo nas mídias sociais? Com certeza!

As redes sociais exigem uma constante diversidade de postagens e abordagens, o que varia fortemente entre cada canal. Entende-se que o conteúdo do LinkedIn tem padrões diferentes do TikTok, por exemplo.

É nesse momento que o Chat GPT para empresas pode ser extremamente útil. Além de auxiliar no planejamento de postagens, ele também elenca os principais tópicos com base nos interesses do seu público.

ATENÇÃO: Novamente, nem tudo são flores e robôs. O Chat GPT não anula a necessidade do desenvolvimento das personas das suas redes sociais.

Entretanto, é possível utilizar os dados da sua persona para um melhor direcionamento de conteúdo.

persona no chat gpt(Reprodução: Chat GPT/ Open AI)

É importante que a produção de conteúdo seja baseada em dados reais e particulares do seu público. Mesmo assim, empresas podem utilizar o Chat GPT para ter uma visão mais abrangente sobre um tema.

Veja alguns exemplos de perguntas que uma clínica de odontologia poderia fazer:

  • Como dentista, em quais redes sociais devo focar?
  • Liste 10 ideias de conteúdo que auxiliem pessoas a enxergarem valor em um profissional dentista.
  • Crie 3 postagens de Instagram adequadas para dentistas e projetadas para ajudar pessoas que desejam realizar clareamento dental.
  • Coloque um gatilho de urgência na postagem 2.
  • Transforme a postagem 3 em um roteiro de vídeo.

Hoje, o usuário permeia entre vários canais e interage com diferentes formatos de conteúdo. Por isso, a importância de ramificar suas produções nas mais diversas plataformas.

Melhorar o script de vendas? Certamente!

Como anda o seu script de venda?

Você acha que ele pode ser melhorado? De repente, o tom utilizado pelos seus vendedores é sério demais? Quer mudar essa abordagem?

Essa é apenas uma das vantagens do uso do Chat GPT para empresas. A criação de um script é um processo importante, pois reúne muitos pontos de atenção como o tom de voz, os gatilhos, a identificação de dores e necessidades do cliente… e por vai.

script de vendas no chat gpt(Reprodução: Chat GPT/ Open AI)

Mesmo que não seja ideal utilizar o Chat GPT para a criação de um script do zero, a ferramenta pode ajudar a melhorar o texto e torná-lo ainda mais redondo.

Veja como esse mesmo script acima pode ser redirecionado, utilizando algumas variáveis como o “foco no público masculino” e a “desmistificação de que homens não podem cuidar da beleza”:

versão alternativa de script no chat gpt(Reprodução: Chat GPT/ Open AI)

Ou seja, com alguns ajustes, fica muito mais fácil experimentar diferentes tipos de abordagem e testar qual delas se aplica melhor ao seu público.

SEO e postagens de blog? Mais ou menos…

O uso do Chat GPT para criação de conteúdo para SEO e artigos em blog não é recomendado, especialmente para aqueles que desejam simplesmente copiar e colar o que foi gerado automaticamente.

Quando se trata do Google, por exemplo, não temos certeza de como ele pretende classificar os conteúdos produzidos por IAs. A inserção do Bard também pode influenciar nisso.

Leia também: Bard: Como funciona a IA do Google?

Até porque, o Google espera que você escreva conteúdo útil e exclusivo. O Chat GPT é baseado em informações existentes, gerando textos muito parecidos quando não recebe uma orientação específica.

A melhor forma de continuar produzindo um conteúdo interessante para o seu público, é redigindo-o com as próprias mãos. Até porque ninguém conhece melhor o seu público do que você mesmo.

Mas dá pra usar em alguma coisa?

Definitivamente. Você pode utilizar o Chat GPT para pesquisas que compõem sua estratégia de SEO. Veja alguns exemplos:

  • Forneça 3 títulos diferentes para um artigo sobre a importância do protetor solar
  • Liste os 5 artigos menos populares sobre a exposição solar
  • Qual desses tópicos pode se tornar mais popular?
  • Você pode me dar mais informações sobre o tópico 1?

Isso inclui a pesquisa criativa e técnica. Elas funcionam como um ponto de partida para o desenvolvimento do seu próprio conteúdo.

E as palavras-chave, hein? 

palavras-chave no chat gpt(Reprodução: Chat GPT/ Open AI)

Novamente, o uso do Chat GPT não anula a necessidade de uma pesquisa mais aprofundada sobre palavras-chave. No exemplo acima, o texto apresenta uma visão muito generalizada das pesquisas, o que pode, sim, auxiliar no direcionamento, mas não representa as particularidades de cada segmento.

Não esqueça de realizar as pesquisas de palavras-chave associadas ao seu negócio.

Mais alguma coisa?

Com a integração certa, o Chat GPT também pode ser utilizado em:

  • Atendimento ao cliente: Fornecendo respostas rápidas e corretas a perguntas frequentes de clientes, reduzindo o tempo de espera e melhorando a satisfação do cliente.
  • Análise de sentimentos: Analisando o sentimento em mensagens de texto e entendendo como os clientes se sentem em relação a uma empresa ou produto.
  • Chatbots: Integrando outro chatbot para fornecer respostas a perguntas específicas dos usuários e automatizando processos de atendimento.

Com a resiliência da plataforma, é provável que tecnologias como o Chat GPT desenvolvam ainda mais funcionalidades avançadas por estar em constante contato com usuários do mundo inteiro, absorvendo e mesclando informações.

Assim como toda a inovação, o Chat GPT precisa ser usado com bastante moderação e atenção quanto aos seus limites.

De resto, aproveite e otimize ainda mais os processos da sua empresa. O futuro já começou!

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Redator na HubLocal. Falo sobre SEO, Inbound, Marketing de Conteúdo e tecnologia.