O Chat GPT popularizou o uso de Inteligências Artificiais de forma mais abrangente pelos usuários da Internet.
Se antes, a ideia de interagir com IAs parecia futurista ou restrita a profissionais da área da tecnologia, o modelo de linguagem difundido pela OpenAI mostrou que qualquer pessoa, no conforto de sua casa, poderia ter acesso a uma ferramenta fácil e bastante útil.
Contudo, a premissa do Chat GPT sempre foi passível de melhorias.
Além de possuir uma base de dados restrita a 2021, a quantidade de acessos limitava o uso da ferramenta em determinados momentos de pico de usuários. Em resposta, surgiu o Chat GPT Plus, uma alternativa premium para aqueles que desejavam ter acesso a todas essas funcionalidades, sem restrições.
Mas além da versão paga, frequentes atualizações no desempenho da IA criaram novas versões do modelo que culminou, em Março de 2023, na versão do Chat GPT-4.
ARTIGO: Saiba como usar o Chat GPT de forma inteligente na estratégia da sua empresa.
O que é o GPT-4?
O GPT-4 é uma versão evoluída do GPT-3.5, como era chamada a sua versão predecessora.
Ele tem a capacidade de lidar com instruções mais sutis, interpretando prompts de texto e imagens. Segundo os desenvolvedores, o modelo se mostra mais efetivo para tarefas mais complexas, sendo também mais criativo e confiável.
A capacidade da nova versão do Chat GPT é tão relevante que em testes realizados nos Estados Unidos, o GPT-4 teve uma pontuação aproximada das 10% melhores notas em um exame de advocacia. Um salto massivo em comparação a versão 3.5 que se posicionou entre os 10% das piores notas.
Conheça algumas das principais melhorias.
Linguagem mais refinada
A nova versão do ChatGPT consegue reproduzir uma linguagem mais semelhante à comunicação humana, o que inclui a diferença entre dialetos, gírias e expressões atribuídas a determinadas culturas e regiões.
Considerando que dialetos podem ser bem específicos em termos de gramática e pronúncia, portanto, a novidade mostra como a IA tem melhorado a interpretação da linguagem humana em toda sua abrangência.
Conexão de ideias
Utilizando diferentes fontes de informação, o GPT-4 consegue conectar ideias e formular respostas estruturadas a perguntas mais complexas.
Fonte: Reprodução/Search Engine Journal/OpenAI
Ele também passa a citar a fonte da informação, como rege a norma de artigos: com nome do autor e data de publicação. Isso torna mais fácil para o leitor verificar a veracidade do dado.
Mais criatividade
As produções criativas são um ponto de debate na pauta de IAs. Enquanto alguns defendem a genialidade delas, outros não consideram as produções como obras artísticas de verdade.
Enquanto a versão GPT 3.5 conseguia, de fato, estruturar conteúdos criativos, a versão 4 se aprofunda ainda mais na criação de histórias, contos e poemas. Os usuários perceberam mais detalhismo e coerência na construção de personagens e sinopses.
Resolução de problemas
A nova versão do ChatGPT se mostrou muito poderosa na resolução de problemas matemáticos e científicos mais avançados.
Os computadores sempre foram aliados da ciência, especialmente na matemática, física e química devido a sua capacidade de processar dados de forma rápida e eficaz. Hoje, com a popularização do GPT, o que era uma regalia de cientistas e pesquisadores, acaba se inserindo na realidade dos usuários.
Além da resolução de cálculos, ele também fornece insights e explicações sobre a questão. Vale lembrar a capacidade da IA em criar e moldar códigos de programação, muito úteis para o desenvolvimento de softwares.
Compreensão de imagens e gráficos
O GPT-4 é capaz de interpretar imagens e gráficos, entendendo o conteúdo visual abordado. Um dos exemplos trazidos pela própria OpenAI é a interpretação do humor de um meme, por exemplo.
Fonte: Reprodução/G1/OpenAI
As imagens também aparecem nas novas respostas fornecidas pelo chat, pois um dos destaques é a criação de gráficos com base nos dados informados.
Controle de respostas inadequadas
Outro ponto de debate sobre o avanço de IAs, é a forma como elas lidam com questões éticas e sociais. Por isso, a OpenAI precisou realizar inúmeros testes, de forma a garantir que o ChatGPT não redigisse textos que, de alguma forma, representassem algum tipo de ameaça.
Isso inclui desde orientações para a realização de atos criminosos a textos que ferissem os direitos humanos.
A versão GPT-4 garante um filtro mais preciso sobre esses direcionamentos, oferecendo conteúdos menos tendenciosos, ofensivos ou prejudiciais. Estatisticamente, são 82% menos chances de responder solicitações a conteúdos não permitidos.
O GPT-4 é gratuito?
Ainda não.
Os usuários só podem utilizar essa atualização através da assinatura do Chat GPT Plus. Assim, é muito provável que essa tecnologia permaneça dentro da categoria premium, à medida que novos updates sejam lançados.
O preço da assinatura da versão Plus custa $20 (cerca de R$ 104,80 em conversão). Por outro lado, quem quiser participar de um trial, pode se inscrever na lista de espera.
O interesse de empresas pela solução, acelerou a resposta da OpenAI em desenvolver plugins que atendessem essa necessidade.
O que é o ChatGPT Plugins?
O ChatGPT Plugins é uma loja virtual, com o mesmo formato de App Store, mas com o objetivo de oferecer plugins.
Esses plugins podem ser utilizados em plataformas como Google e Bing, respondendo a solicitações de eventos atuais, resultados, estatísticas de jogos etc. O Zapier também já oferece a possibilidade de automatizar o registro de novos contatos no CRM.
Outras funções envolvem recuperação de códigos, alimentação de dados externos, além do Code Interpreter, útil para desenvolvedores, pois auxilia na criação e execução de códigos diretamente do chat.
Como empresas podem se beneficiar da nova versão do Chat GPT?
Várias empresas já enxergaram na ferramenta uma oportunidade de otimizar processos internos, através de integrações com a poderosa API. Bing, Duolingo e Zoom já incorporaram a API em seus produtos e serviços. No caso do Zoom, por exemplo, o GPT-4 pode ser útil para resumir a pauta de reuniões quando um participante chega atrasado. Dessa forma, as possibilidades são infinitas.
Mesmo assim, ainda que ela seja de interesse para desenvolvedores de softwares e aplicativos, o Chat GPT-4 pode se mostrar útil para auxiliar em outras atividades devido a sua grande capacidade de entender perguntas e oferecer respostas mais complexas.
Entre algumas das utilidades, temos:
- Automatizar tarefas de atendimento ao cliente;
- Gerar relatórios complexos de forma rápida e eficiente;
- Criar chatbots capazes de “conversar” com os clientes de forma natural e sem a necessidade de intervenção humana;
- Ajudar as empresas a analisar grandes quantidades de dados e informações de forma mais rápida e precisa;
- Auxiliar na produção de conteúdo, oferecendo uma ampla fonte de informações.
Com o mercado das Inteligências Artificiais gerando uma corrida pelo ouro, as bigtechs estão preocupadas em atender essa demanda. A Microsoft, por exemplo, já lançou seu próprio chatbot no Bing e o Google respondeu a altura com o lançamento do Bard.